Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sesa debate plano de ação para feriados prolongados deste final de ano

Sesa debate plano de ação para feriados prolongados deste final de ano

Todas as ações foram validadas durante a reunião com os diretores da Rede Estadual

Em reunião na última sexta-feira (20), o secretário de Estado da Saúde em exercício, Gleikson Barbosa, apresentou aos diretores hospitalares da Rede Estadual e também aos geridos por Organizações Sociais e filantrópicas o plano de ação desenvolvido para o atendimento e funcionamento dos hospitais capixabas durante as próximas semanas de feriado prolongado.

As orientações elaboradas pelas subsecretarias de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde (SSAROAS) e da Assistência em Saúde (SSAS) visam, segundo o secretário, à organização interna, com o objetivo de atender a toda sociedade capixaba, de forma a manter todos os serviços essenciais.

“Estamos nos preparando para passar este final de ano festivo e poder receber o paciente dando-o o atendimento de qualidade e resolutivo. Vale lembrar que o Espírito Santo é um Estado de clima tropical e recebe muitos turistas, além de termos um indicador de aumento de acidentes durante este período do ano”, explicou Gleikson Barbosa.

A gerente de Regulação do Acesso à Assistência à Saúde, Alessandra Berton, reforçou que neste período há um crescimento na demanda pelos serviços hospitalares. Por isso, é necessário ainda mais planejamento da rede para que nenhum cidadão fique desassistido. “Estamos elaborando medidas que venham minimizar o impacto nos serviços estaduais e garantir a prestação de um serviço ágil, de qualidade e resolutivo, mesmo com o aumento da demanda, já que teremos dois finais de semana prolongados, com pontos facultativos”, acrescentou Berton.

Todas as ações foram validadas durante a reunião com os diretores da Rede Estadual. “São sugestões dadas para que possamos gerar leitos e ter uma estratégia para não sermos surpreendidos”, disse o secretário em exercício. A reunião contou com a presença dos subsecretários Fabiano Ribeiro Santos e Tadeu Marino, além dos diretores hospitalares e demais servidores da Sesa.

O que funciona durante o feriado de Natal:

Os serviços de urgência e emergência da Rede Estadual irão funcionar normalmente na próxima terça-feira (24), ponto facultativo decretado pelo Estado, e no feriado de Natal (25). Entretanto, algumas unidades administradas pela Sesa irão sofrer mudanças nos atendimentos.

As Farmácias Cidadãs Estaduais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante funcionarão normalmente na próxima segunda-feira (23), mas não abrirão nos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira). O atendimento retornará na quinta-feira (26). 

Devido a feriados municipais, a unidade da Serra estará fechada na próxima quinta-feira (26) e a de São Mateus não funcionará na sexta-feira (27).

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, e os Centros Regionais de Especialidades (CREs), também estarão fechados no ponto facultativo, dia 24 (terça-feira) e no feriado de Natal.

Hemoes e hemocentros regionais têm mudanças no atendimento ao longo da semana festiva

No dia 24 (terça-feira), o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) terá expediente normal, com atendimento das 7h às 18h20. Já no dia 25 (quarta-feira), o Hemoes estará fechado. Os hemocentros regionais de Colatina, Linhares e São Mateus funcionam na segunda (23), tendo expediente fechado nos dias 24 e 25 e retomam as atividades na quinta-feira (26).

Abaixo, a lista dos serviços de urgência e emergência que funcionam neste feriado:

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

- Toxcen: tanto os profissionais de Saúde quanto à população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904, para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

- Hospitais com pronto-socorro 24 horas por dia:

- Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória;

- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha;

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra;

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;

- Hospital Estadual Silvio Avídos, em Colatina;

- Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu;

- Hospital Estadual São José do Calçado;

- Hospital Estadual Jerônimo Monteiro;

- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco;

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip