Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Profissionais do Himaba recebem capacitação sobre manejo do aleitamento materno

Profissionais do Himaba recebem capacitação sobre manejo do aleitamento materno

Também conferida pelo Ministério da Saúde, a certificação é confiada aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, já é certificado pelo Ministério da Saúde como referência estadual para a atenção humanizada ao recém-nascido com peso inferior a 2,5 quilos (Método Canguru), mas agora quer ir além e está em busca de receber o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Também conferida pelo Ministério da Saúde, a certificação é confiada aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para isso, o Himaba está promovendo a capacitação dos profissionais da saúde com o curso sobre manejo do aleitamento materno. O início das aulas da primeira turma de 2020, com quase 40 colaboradores, aconteceu nesta terça-feira (14), com conclusão nesta quinta-feira (16).

A formação tem cerca de 20 horas de aula e inclui temas como a promoção do aleitamento materno durante a gestação, práticas de parto e aleitamento, questões relacionadas à mama e mamilos, lactentes com necessidades especiais, apoio permanente às mães lactentes e habilidades de comunicação, além de informações de como tornar sua unidade um Hospital Amigo da Criança. Durante o curso, os profissionais tiveram ainda uma aula prática com entrevista e observação de mamada na maternidade.

Além da capacitação, para ser certificado como Hospital Amigo da Criança é necessário respeitar e executar todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, entre eles o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto (Cuidado Amigo da Mulher), a garantia de livre acesso da mãe e do pai ao seu bebê e permanência deles com o recém-nascido internado e o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

“Nosso objetivo com o curso é cumprir o passo dois do programa de dez passos para o sucesso do aleitamento materno, que é capacitar toda a equipe que cuida do binômio mãe-bebê nas boas práticas humanizadas para promover, apoiar e proteger o aleitamento materno”, explicou a responsável técnica do Banco de Leite Humano do Himaba, Angélica Carvalho.

Segundo a responsável, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança visa melhorar a qualidade de saúde da população, uma vez que o aleitamento é a medida que tem baixo custo e maior impacto na redução da mortalidade infantil.

“Nenéns que mamam no peito tem menos risco de adoecer e crescem com mais saúde. Tornar o Himaba um Hospital Amigo da Criança é nosso objetivo. O usuário percebe a diferença e isso traz satisfação pessoal e reconhecimento para toda a equipe”, disse.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip