Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Evair de Melo quer que vacina contra gripe do SUS seja aplicada em farmácias do ES

Evair de Melo quer que vacina contra gripe do SUS seja aplicada em farmácias do ES

O pedido também foi enviado a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde capixabas, bem como ao Ministério da Saúde

Preocupado com a aglomeração de pessoas que buscam a vacinação contra a gripe e o risco de contágio do coronavírus, especialmente entre os idosos, o Deputado Evair de Melo sugeriu ao governador Renato Casagrande que as farmácias do Espírito Santo apliquem a vacina contra a gripe ofertada pelo SUS.

No pedido enviado ao governo do Estado, Evair de Melo sugere que o Estado promova, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, uma campanha de incentivo para que todos os municípios capixabas façam parcerias com suas respectivas farmácias para que esses estabelecimentos colaborem com a aplicação da vacina contra a gripe. 

O pedido também foi enviado a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde capixabas, bem como ao Ministério da Saúde. 

Essa medida já está funcionando em capitais como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, as farmácias da capital já firmaram acordo com o município e se preparam para iniciar a vacinação nos próximos dias. 

Além de facilitar a vacinação contra a gripe e reduzir o risco de contágio do coronavírus, o auxílio dos farmacêuticos capixabas nesta campanha de vacinação contra a gripe vai ajudar a reduzir a carga de trabalho de outros profissionais da Saúde. 

“Qualquer esforço da sociedade nesse momento é fundamental para auxiliar os nossos profissionais da Saúde. Como dito em outras ocasiões, necessitamos encontrar alternativas plausíveis para criarmos uma inteligência para salvar quem está nos salvando”, ressalta o parlamentar.

Vacinação

Começou nesta segunda-feira (23) a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até 15 de março para idosos e trabalhadores da saúde.

Serão realizadas mais duas fases em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o País. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.

A vacina para 2020 é composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria. Dessa forma, não garante proteção contra o coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus da gripe diminui o risco de infecção e complicações respiratórias, reduzindo também a procura por serviços de saúde.

Além disso, durante a pandemia de coronavírus, a vacina contra a gripe vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do Covid-19, já que os sintomas são parecidos. 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip