Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Hospitais da Rede Estadual promovem visitas virtuais para pacientes

As visitas acontecem por meio de webconferências com a utilização de tablets, que são monitorados pela equipe de atenção psicológica do hospital

O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 pode afetar emocionalmente as pessoas que precisam ficar em casa. No entanto, em muitos casos, essas pessoas contam com a presença de outros membros da família dentro de sua residência e têm com quem dividir esses momentos de uma forma que diminua os impactos psicológicos.

Para evitar que a distância de familiares e amigos possa impactar a saúde mental dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujas visitas estão suspensas, conforme Portaria 038-R, de 20 de março de 2020, os Hospitais Estaduais Dr. Dório Silva e Jayme Santos Neves, ambos na Serra, têm utilizado a tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes e oferecer assistência integral através da comunicação.

No Hospital Dr. Dório Silva, uma parceria com o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu o projeto “Visita Virtual HDS”. O projeto foi desenvolvido pelo coordenador de Tecnologia de Informação do campus, Renato Benezath Cabelino Ribeiro, que também é coordenador do projeto, e pelos professores Marcelo Schimidt e Christian Mariani, por meio de contato com a direção do hospital. Foram entregues à unidade hospitalar dois tablets e equipamentos para melhorar o acesso à internet dentro da UTI.

As visitas acontecem por meio de webconferências com a utilização de tablets, que são monitorados pela equipe de atenção psicológica do hospital. Segundo Cabelino, a ideia é que a solução permita que familiares em casa possam conversar com os pacientes internados na UTI, impedidos de receber visitas em função da pandemia do novo Coronavirus.

Para a diretora-geral do Hospital Dr. Dório Silva, Katiana Erler, o projeto “corrobora, em tempos de pandemia, com a proposta da Política Nacional de Humanização, que tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, mesmo que, ainda nessa fase de contingência do vírus, seja virtual. Isso também garante o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente”, detalhou.

A diretora destacou ainda que as visitas virtuais podem reativar a motivação psicossomática para a melhoria do paciente.

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o projeto foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar e começou com as ações na última segunda-feira (27). Na unidade, podem participar das visitas virtuais os pacientes de UTI e enfermaria que estiverem lúcidos. Após a implantação, a Equipe Multidisciplinar percebeu que os pacientes passaram a se sentir mais acolhidos e motivados.

No Hospital Dr. Dório Silva, uma parceria com o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu o projeto “Visita Virtual HDS”

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip