Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

A iniciativa é um projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de profissionais de vários setores do HEUE

No dia 6 de agosto, Marlene de Jesus Santos completou 64 anos. Em tratamento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, a paciente nunca esteve em um ambiente hospitalar no dia do seu aniversário.

Para tornar este momento menos difícil, colaboradores do hospital organizaram uma comemoração. Cartão de aniversário, um minibolo e até música fizeram parte das ações, com o objetivo de trazer mais conforto emocional e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor ao paciente. 

A iniciativa é um projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de profissionais de vários setores do HEUE. A ação ocorre quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que está internado na unidade. E o projeto conta ainda com o apoio de profissionais de vários setores do hospital e, inclusive, dos acompanhantes. Emocionada com a homenagem, Marlene não escondeu as lágrimas.

“É a primeira vez que faço aniversário dentro do hospital e fiquei muito feliz e emocionada pela lembrança. Fiz questão de contar para minha família que mora aqui no Espírito Santo e na Bahia", disse.

O filho da paciente, Lucas de Jesus Santos, ajudou na elaboração da surpresa pelos colaboradores e tornou o momento ainda mais alegre. "Eu nunca vi uma ação dessa dentro de um hospital e fiz questão de registrar para guardar de lembrança", afirmou.

Comemoração surpresa

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2015, as comemorações do aniversário de pacientes seguem critérios específicos, respeitando sempre a segurança e sem interferências no tratamento.

Os colaboradores promovem uma homenagem surpresa e até cantam para pacientes. Além disso, um cartaz de feliz aniversário é afixado no leito e todas as demonstrações de carinho ajudam a melhorar a autoestima, sendo uma ação terapêutica importante para diminuir o estresse pela internação.

“A surpresa começa de madrugada, com um cartaz sendo colocado no leito do paciente, pois a intenção é que ele acorde e já veja que lembramos dele. Além disso, todos os profissionais envolvidos no tratamento parabenizam o usuário. É um ato que reforça a certeza em dias melhores”, explicou Francis Souza, assistente administrativo e membro do GTH.

Na percepção de Paulo Czrnhak, diretor Hospitalar do HEUE, o projeto contribui no processo de recuperação, proporciona uma experiência positiva durante o tratamento, além de aproximar os pacientes dos profissionais de saúde. “É uma contribuição terapêutica, pois alegra às pessoas, minimiza a fragilidade física e emocional por conta da internação, além de ser uma oportunidade de celebrar a vida”, destacou.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip