Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Governo do Espírito Santo lança Trilha da Economia Criativa

Governo do Espírito Santo lança Trilha da Economia Criativa

O governador Renato Casagrande destacou a importância da economia criativa e relembrou as ações do Estado voltadas ao setor cultural durante a pandemia do novo Coronavírus

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (09), as inscrições dos cursos gratuitos on-line da “Trilha da Economia Criativa”, com objetivo de capacitar novos e atuantes empreendedores do setor. Durante a solenidade virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande destacou a importância da economia criativa e relembrou as ações do Estado voltadas ao setor cultural durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“É bom que a gente possa retomar as atividades ligadas à cultura, mesmo que seja por vídeo. Nesse momento de pandemia fizemos editais emergenciais para ajudar na sobrevivência de diversos profissionais que atuam e vivem das atividades culturais. Demos sequência ao ES+Criativo, mas a cultura necessita de mais. Por isso estamos realizando esta atividade de hoje. A economia criativa está ancorada em pilares fundamentais para que a cultura seja respeitada na sociedade brasileira e capixaba”, afirmou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Temos um projeto nacional em que a cultura seja valorizada e que seja um pilar da formação do povo brasileiro e de sua personalidade. A cultura não pode ser abandonada. Se nós quisermos de fato que o País avance construindo sua personalidade, precisamos avançar na cultura. Quando realizamos trabalhos como este, damos sinais claros que a cultura está interligada à evolução tecnológica. É necessário investir em formação para que os profissionais possam ter mais oportunidade, gerar renda e de retornarmos aos poucos os eventos.”

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, aproveitou a oportunidade para apresentar uma atualização do Programa ES+Criativo, falando sobre os próximos passos do programa, como o Hub Criativo, um futuro espaço físico voltado para a Economia Criativa e outros projetos. “O ES +Criativo é um programa compartilhado que gera todo um elo no setor produtivo. A economia criativa é mais que uma tendência de mercado, é uma iniciativa que aponta para o respeito, a diversidade e a inovação. É chave de recuperação da economia e a Trilha dá esse suporte, por meio dos cursos”, apontou.

Elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a sua programação apresenta pontos básicos sobre a elaboração e a gestão de projetos, os meios audiovisuais e socioeducativos e até o aperfeiçoamento dos métodos de divulgação mais usados neste tipo de mercado.  Esse conteúdo será apresentado por meio de aulas em formato de live, realizado na plataforma virtual de EaD (Ensino a Distância) da plataforma Moodle durante os meses de setembro até novembro.

Sobre os cursos

O primeiro ciclo da Trilha, elaborado por profissionais especializados no setor, é dividido em seis cursos com 40 vagas cada, com carga horária de 20 ou 60 horas de duração. Os inscritos precisam ter apenas acesso à internet para disponibilização do material de apoio ao longo do curso. As inscrições vão até 14 de setembro no site da Esesp ou clicando aqui.

A série de oficinas da Trilha da Economia Criativa é uma das ações do programa ES + Criativo, do Governo do Estado, por meio da Secult e outras 13 instituições, e que vem formando parcerias para fomentar políticas públicas na área de economia criativa em âmbito Estadual e Municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. O segmento criativo, além de abranger setores como o mercado da música, da gastronomia, do artesanato e até mesmo da tecnologia da informação, também amplia uma rede de produtos e serviços gerando renda e oportunidades.
 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip