Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Nutricionista do Himaba dá dicas de alimentos que podem influenciar na saúde mental

Nutricionista do Himaba dá dicas de alimentos que podem influenciar na saúde mental

Consumir uma quantidade adequada de proteína é fundamental, já que a função cerebral depende de neurotransmissores que são dependentes dos aminoácidos

Você sabia que o que comemos pode interferir na nossa saúde mental e, por isso, é possível estabelecer uma relação entre depressão e alimentação? Com o início de setembro e da campanha de conscientização para a prevenção do suicídio, por meio do "Setembro Amarelo", o setor de Nutrição do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, listou uma série de dicas que podem influenciar na saúde mental das pessoas. 

O cérebro pode estar precisando de um suporte nutricional e a falta de vitaminas do complexo B e os possíveis gatilhos na alimentação, como excesso de farinhas brancas, açúcar, alimentos industrializados ou cafeína em excesso, costumam gerar no organismo um processo inflamatório. O alto consumo destes alimentos está relacionado aos sintomas, como alteração de humor, falta de memória, déficit de atenção, hiperatividade, depressão, ansiedade, sono alterado, cansaço excessivo e dores de cabeça. 

Para “alimentar bem” o seu cérebro, a nutricionista do Himaba Lívia Nunes Moreira listou algumas dicas: “Consuma boas fontes de gorduras, como abacate, castanhas, azeite, sementes e peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão selvagem). Inclua ainda na sua dieta boas fontes de antioxidantes, que melhoram a circulação e previnem o envelhecimento celular, como cúrcuma, açaí, frutas vermelhas, chás (hibisco, chá verde, por exemplo) e vegetais verdes; e controlam o estresse”, explicou. 

A profissional esclarece ainda que o excesso de cortisol (hormônio liberado em períodos de estresse) pode provocar a morte de neurônios e prejudicar áreas do cérebro relacionadas à memória, concentração e humor. “Técnicas de meditação e respiração podem ajudar a controlar os níveis de estresse, bem como atividades como o yoga”, afirmou Lívia Nunes.

Confira mais dicas:

- Consumir uma quantidade adequada de proteína é fundamental, já que a função cerebral depende de neurotransmissores que são dependentes dos aminoácidos, presentes principalmente nas proteínas; 

- Exercite-se. Estudos mostram que pessoas que praticam atividade física retardam a redução do hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória; 

- Evite glutamato monossódico presente no molho shoyo e em outros produtos industrializados, uma vez que funciona como um neurotransmissor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. Leia sempre os rótulos dos alimentos para identificar esse composto.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip