Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sedes participa de Análise de Competitividade do setor de rações

Sedes participa de Análise de Competitividade do setor de rações

Para as empresas que responderam à pesquisa, o faturamento bruto aumentou 3,1% em relação a 2018

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) acompanhou a apresentação da Análise de Competitividade do setor de Rações do Estado do Espírito Santo, na última sexta-feira (25), por videoconferência com representantes da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado do Espírito Santo (Sindimassas). Os dados apresentados pelo setor estão previstos na legislação do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES) e é realizado anualmente para cada segmento beneficiado.

De acordo com o levantamento, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes, em 2019, do total de vendas do setor de rações, 58,7% foram destinadas para o Espírito Santo, e outros 41,3% foram ocorreram em outros estados.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a apresentação é um momento em que os segmentos têm acesso à realidade do setor de rações no Espírito Santo. “A pesquisa é uma contrapartida prevista no Contrato de Competitividade firmado entre os sindicatos da indústria de Rações e o Governo do Estado, em que são apresentados o panorama do setor, a fim monitorar sua capacidade de competir em âmbitos local, nacional e internacional”, explicou.

Para as empresas que responderam à pesquisa, o faturamento bruto aumentou 3,1% em relação a 2018. Os principais fatores para o aumento do faturamento, de acordo com o levantamento, foram o acréscimo das vendas e da ampliação de portfólio. As empresas do setor de rações investiram R$ 4,4 milhões em 2019, principalmente, para a aquisição de máquinas e equipamentos e ampliação da área produtiva. Já em 2020, o valor aproximado destinado a investimentos é de cerca de R$ 6,7 milhões. 

O segmento apresentou ainda as principais medidas adotadas pelas empresas diante do impacto do novo Coronavírus (Covid-19), os dados mostram que 100% anteciparam as férias dos colaboradores e postergaram pagamentos de impostos. As contrapartidas do setor ressaltam que, após crescimento de quase 15% dos empregos em 2018, o número de empregados em 2019 se manteve estável. Já o gasto médio com remuneração por colaborador aumentou 17,6% e o gasto com treinamento aumentou 18,4%, em relação a 2018. 

A subsecretária de Estado de Competitividade e Projetos Estruturantes, Rachel Freixo, destacou que a apresentação dos indicadores é fundamental para o monitoramento dos incentivos tributários. “As contrapartidas apresentadas anualmente pelas beneficiárias do Compete-ES são fundamentais para o acompanhamento do grau de eficiência e eficácia das políticas públicas tributárias adotadas, bem como evidencia a relevância do programa para a competitividade econômica do Estado. Para o setor de rações identificamos que em 2019 houve um crescimento de investimentos nos níveis de treinamento e qualificação dos colaboradores, saúde e segurança do trabalhador e meio ambiente, o que confirma o bom desempenho do programa Compete-ES”, disse Rachel Freixo.

Já o gerente de Competitividade da Sedes, Humberto Queiroz, apontou os indicativos do setor. “No Compete-ES, temos atualmente duas empresas beneficiadas, que geram aproximadamente 700 empregos. Importante ressaltar que, o período da pandemia da Covid-19, trouxe à tona um panorama de aumento substancial no consumo de ração por animais de estimação, em vista do isolamento social, e o aumento de animais de estimação nos últimos anos, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para além disso, o setor econômico apresenta importância significativa na cadeia produtiva agroindustrial e agropecuária”, afirmou Queiroz.

O Compete-ES

O Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Estado do Espírito Santo – Compete-ES (Lei 10.568/2016) tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Estado, estimulando a realização de investimentos, a renovação tecnológica das estruturas produtivas e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na manutenção e/ou geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Acesse a Análise de Competitividade do setor da Indústria de Rações aqui.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip