Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Cadeiras de coleta externa do Hemoes percorrem municípios do Estado

Cadeiras de coleta externa do Hemoes percorrem municípios do Estado

As cadeiras móveis de coleta percorrem os municípios, realizando a coleta de sangue e o cadastro para a doação de medula óssea

Em novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para reforçar a importância da doação de sangue e sensibilizar novos doadores, principalmente devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) – já que muitas pessoas desejam realizar a doação de sangue, mas não conseguem ir até uma unidade de atendimento –, as cadeiras móveis de coleta externa do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes) são uma solução.

As cadeiras móveis de coleta percorrem os municípios, realizando a coleta de sangue e o cadastro para a doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado, por qualquer cidadão, pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, e o local deve cumprir alguns requisitos, como receber o mínimo de 20 doadores e o máximo de 80.

A diretora técnica do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, chama atenção para a causa da doação de sangue e para a importância de doadores regulares.

“Precisamos chamar atenção no intuito de formar a consciência na população da importância de termos doadores todos os dias nos Hemocentros e em nossas coletas externas e, assim, conseguimos manter estável o estoque de hemocomponentes”, disse Rachel Lacourt.

Programação da unidade móvel no mês de novembro

Durante o mês de novembro, as cadeiras móveis percorrerão três municípios: Vila Velha, Vitória e Cariacica. O atendimento tem início às 8h30 e permanece até as 15h30.

Em Vila Velha, na próxima terça-feira (10), a cadeira móvel estará no bairro 23 de Maio. No município de Vitória, a ação será realizada na próxima sexta-feira (13), no bairro Nossa Senhora da Penha e, no dia 22, será em Jardim da Penha. Já em Cariacica, a coleta externa será no dia 27, no bairro Campo Grande.

Semana do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para celebrar a data, entre os dias 23 e 26 de novembro, as ações serão realizadas nos Hemoes de Vitória e Serra.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Campanha “Doe sangue e compartilhe”

Como estratégia para estimular a doação de sangue, a Secretaria da Saúde (Sesa) está lançando a campanha “Doe sangue e compartilhe”. A campanha oferece informações sobre locais de doação, quem pode doar e os cuidados após a doação de sangue. Acesse aqui:  Download .

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento. A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

O número de pessoas dentro das unidades está limitado e as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus só podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas.

Onde doar

- Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: (27) 3636-7920

- Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

- Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

- Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

- Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip