Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

SEDH participa de atividades na Penitenciária Regional de Linhares em alusão ao Dia da Consciência Negra

SEDH participa de atividades na Penitenciária Regional de Linhares em alusão ao Dia da Consciência Negra

Como parte da programação do Novembro Negro da SEDH, a equipe utilizou a rádio da unidade, o que permitiu alcançar todos os internos para uma conversa sobre racismo

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), participou das atividades na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), nessa quinta-feira (19), em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Participaram da agenda, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; a gerente de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira; a assessora da gerência, Elizângela Souza dos Santos; e a representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Yara Marina (Mãe Yara).

Como parte da programação do Novembro Negro da SEDH, a equipe utilizou a rádio da unidade, o que permitiu alcançar todos os internos para uma conversa sobre racismo institucional e estrutural; políticas públicas do Governo do Estado para a população negra; o papel da sociedade civil nos Conselhos Estaduais, e também sobre rituais religiosos nos presídios.

“Saber que uma unidade penitenciária realiza trabalhos relativos ao Dia da Consciência Negra é realmente muito bom. E nós, da SEDH, temos que levar esse debate para todos os espaços, logo, não deixaríamos de fora o sistema prisional. Só com debates e muita reflexão sobre racismo e igualdade racial poderemos viver numa sociedade democrática”, explicou a secretária Nara Borgo.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edineia de Oliveira, elogiou a programação da PRL em alusão à data. “O presídio já realiza atividades na Semana da Consciência Negra. Nós pudemos acompanhar a roda de maculelê e a capoeira, além de conhecer a horta que é mantida pelos internos”, disse.

Para o diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinicius de Mendonça Narcizo, ter uma programação para marcar o Dia da Consciência Negra é importante para refletir sobre a posição dos negros na sociedade, inclusive dentro do sistema prisional. “Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam e, à época, sofreram e ainda sofrem em diversos níveis de preconceito. Em nossa unidade prisional, temos como principal finalidade lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira. Trabalhamos a semana toda com aulas e palestras sobre a cultura afro-brasileira e sua origem por meio da Rádio PRL, oficinas de artesanatos com a fabricação de berimbau, danças (capoeira) e culinária típicas”, explicou Vinicius Narcizo.

Em razão das celebrações pelo mês da Consciência Negra, a SEDH preparou uma agenda especial, que teve início no último dia 11 de novembro e segue até o próximo dia 30.

Clique AQUI para conferir.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip