Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sedes realiza segunda reunião com participantes do GT de Compras Governamentais e define ações estratégicas

Sedes realiza segunda reunião com participantes do GT de Compras Governamentais e define ações estratégicas

Mapear a realidade das compras governamentais do Estado e propor capacitações destinadas aos fornecedores locais e servidores que atuam na área são algumas das metas do GT

Participantes do Grupo de Trabalho (GT) de Compras Governamentais do Estado do Espírito Santo, instituído pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), reuniram-se, nessa terça-feira (1º), em uma videoconferência. Assuntos importantes, como o estudo detalhado sobre os empreendedores locais, a pesquisa sobre o perfil das compras públicas do Estado, além da avaliação da 1ª Rodada de Negócios com grandes fornecedores do Governo do Estado estiveram em destaque no encontro.

A reunião foi coordenada pela subsecretária de Gestão de Projetos da Sedes e coordenadora do GT, Fabrine Schwanz Dias, e contou com a participação do coordenador suplente e gerente de Projetos Institucionais da Sedes, Guilherme Coelho dos Anjos.

Também participaram do encontro representantes de órgãos do Estado, como Victor Nunes Toscano, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Andressa Buss Rocha, da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Hugo Santos Tóffoli, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Marcos Américo Villas Boas, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); Solange Maria Batista de Souza, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); Alline Zanoni Rodrigues Batista, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Estevão Mascarenhas Zamprogno, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Mapear a realidade das compras governamentais do Estado e propor capacitações destinadas aos fornecedores locais e servidores que atuam na área são algumas das metas do GT. Por este motivo, Fabrine Schwanz destacou a importância de pautas focadas em estudos e pesquisas sobre o ambiente de negócios e outros dados relacionados às compras governamentais, pois são fontes ricas de informações para o GT.

Durante a reunião, a subsecretária apresentou um breve resumo de um estudo elaborado pela Subsecretaria de Gestão de Projetos (Subgep), a partir de dados das liquidações dos anos de 2018 e 2019, do Governo do Estado, denominado Estudo do Perfil de Aquisições do Estado do Espírito Santo 2018-2019.

Já o estudo Diagnóstico Situacional das Micro e Pequenas Empresas do Estado, elaborado pela Aderes, foi apresentado pelo diretor técnico da autarquia, Hugo Tofoli.

“O estudo elaborado em 2018 aponta o perfil do micro e pequeno empreendedor, com dados por microrregião, principais gargalos, principais segmentos, informações sobre legislação do Estado, voltadas para as compras públicas entre outras. A pesquisa atingiu dez microrregiões. Foram entrevistadas 767 empresas nos 78 municípios. As informações colhidas nos dão base para tomada de decisões importantes. Falta ao pequeno empreendedor é a informação sobre a legislação estadual, a Lei Geral do Estado, para que ele pare de acreditar que a compra governamental é um mistério. Precisamos pensar em formas para que essa informação chegue mais rápido a estas pessoas. Todos os órgãos públicos podem unir esforços para vencermos este desafio e conscientizar o empreendedor”, disse Tofoli.

“A Secretaria de Desenvolvimento trabalha ombro a ombro com os órgãos de pesquisa, como o Instituto Jones Santos Neves (IJSN), como também é o caso do Ideies. Tendo acesso às informações, elas funcionam como uma bússola para que possamos criar estratégias para superar os desafios ao desenvolvimento. As informações trazidas nos levam a duas conclusões imediatas que são: precisamos divulgar os benefícios voltados para os pequenos negócios na participação das compras governamentais e que precisamos desburocratizar o acesso às plataformas de compras”, afirmou a subsecretária Fabrine Schwanz.

Ela ainda acrescentou que essa ação integrada entre os diversos órgãos e a iniciativa privada tem evitado a sobreposição de ações e somado esforços, permitindo uma grande convergência entre os projetos das entidades que compõe o GT, ampliando as possibilidades de geração de empregos e renda desse trabalho.

A estimativa é de que a próxima reunião do GT seja realizada na segunda quinzena de janeiro.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip