Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Idaf reconhece equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Viana para adesão ao Susaf/ES

Idaf reconhece equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Viana para adesão ao Susaf/ES

A portaria que reconhece a equivalência foi publicada no Diário Oficial do Estado e entregue ao prefeito de Viana, Gilson Daniel

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nesta sexta-feira (04), da solenidade de entrega da portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Viana para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). O diretor-técnico do Idaf, Fabiano Campos Grazziotti, e a equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte representaram o instituto no evento.

A portaria que reconhece a equivalência foi publicada no Diário Oficial do Estado e entregue ao prefeito de Viana, Gilson Daniel. Na ocasião, também foi formalizada a inclusão das duas primeiras agroindústrias no Susaf/ES, são elas: a Associação Vianense de Apicultores (Aviapis), que produz mel, e a Queijaria Sítio Pais e Filhos, que produz queijos.

O diretor-técnico do Idaf salientou que, mesmo durante a pandemia, o Idaf não paralisou os serviços, o que resultou na adesão do município de Viana como o nono a conquistar a equivalência para adesão ao Susaf. “Tivemos que nos adaptar nesta pandemia para continuar realizando nossos serviços, que são essenciais para a sociedade capixaba. A adesão ao Susaf significa mais renda para o município, mais geração de emprego, valorização do alimento produzido nas agroindústrias de pequeno porte e, principalmente, a oferta de produtos de origem animal com qualidade e segurança sanitária para o consumidor capixaba”, disse Grazziotti.

O proprietário da agroindústria Queijaria Sítio Pais e Filhos, Welber Criviln, lembrou como foi o processo para a adesão ao Susaf, e os benefícios que terá com a adesão.  “Adequamos a nossa agroindústria para aumentar em até dez vezes a nossa produção para atender à expansão do mercado, consequentemente, isso irá aumentar o nosso lucro. O Susaf era o que estava faltando para a nossa agroindústria crescer ainda mais. Agradeço ao Serviço de Inspeção Municipal e ao Idaf por me ajudarem e me apoiarem em todo o processo”, destacou Crivilin.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Para mais informações, acesse o link: https://idaf.es.gov.br/susaf

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip