Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Operação Caim XII resulta em 22 prisões em todo o Estado

Operação Caim XII resulta em 22 prisões em todo o Estado

Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva, na tarde dessa segunda-feira (21), na Chefatura de Polícia Civil

Foi deflagrada, nessa segunda-feira (21), a 12° fase da Operação Caim, em uma ação conjunta das forças de segurança do Espírito Santo. A megaoperação é coordenada pela Polícia Civil e conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal,  Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (NOTaer), Secretaria da Justiça (Sejus), Força Nacional e Guardas Municipais.

A Operação Caim XII resultou na detenção de 22 pessoas, sendo oito por cumprimento de mandado de prisão por homicídio. Também houve a apreensão de seis armas, além de entorpecentes e munições. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva, na tarde dessa segunda-feira (21), na Chefatura de Polícia Civil.

"A Operação é, mais uma vez, um sucesso. Ela retira esses materiais de circulação e leva tranquilidade para comunidades que, todos os dias, pedem a nossa presença. Continuaremos trabalhando, continuaremos nos esforçando,", afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho.

O principal objetivo da Operação Caim é prender homicidas e combater o tráfico de drogas e crimes relacionados. Na 12° fase, os agentes de segurança cumpriram 08 mandados de prisão e 18 de  busca e apreensão em bairros de Vitória e Vila Velha. 

"A Operação Caim já transcende as fronteiras da Polícia Civil. Hoje ela já é da sociedade capixaba e muitos órgãos compõem a Caim, hoje. Essa junção de forças é fundamental e tem dado esse resultado exitoso", disse o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda. 

Prisões importantes

O titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Romualdo Gianordolli, destacou quatro importantes prisões nesta 12ª fase da Operação. Entre as prisões está a de um homem de 18 anos, suspeito de ser o autor do crime que vitimou Evellin Bernardo de Oliveira, no dia 30 de outubro de 2020, no Morro da Garrafa, em Vitória. O suspeito, que era companheiro da vítima, já tinha sido preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na 9ª fase da Operação Caim, em julho deste ano, sendo liberado no dia seguinte, em audiência de custódia. Desta vez, ele foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio.

Também nesta fase, dois homens, de 18 e 24 anos, foram presos em cumprimento de mandado de prisão preventiva, suspeitos espancarem e matarem um homem em situação de rua, no dia 19 de julho deste ano, no bairro Santo Antônio, em Vitória. Ainda nesta etapa da Operação Caim, as equipes prenderam um suspeito de abrir fogo em meio a um baile funk clandestino, no bairro Primeiro de Maio, em Vila Velha, em janeiro de 2019. Na ocasião, duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a DHPP, com apoio de outras unidades, prendeu um homem de 19 anos de idade, suspeito de envolvimento em um homicídio registrado no dia 26 de setembro, no Bairro Alto Amarelo. Em seu desfavor havia um mandado de prisão preventiva em aberto.

Histórico

A 12ª fase da Operação Caim é a última realizada em 2020. Com a média de uma fase por mês, a Caim é a maior operação já realizada no Espírito Santo com o objetivo de reunir esforços dos diversos órgãos de segurança pública no combate aos homicídios. 

As 12 etapas realizadas em 2020 resultaram na detenção de 422 pessoas, sendo 121 homicidas, além da apreensão de 96 armas, 2,798 munições, 16 veículos, drogas e dinheiro.

O nome “Operação Caim” faz referência à história bíblica dos irmãos Caim e Abel e remonta ao primeiro homicídio sobre o qual a sociedade teve conhecimento.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip