Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Incaper vence em três categorias do Prêmio Inoves Ciclo 2020

Incaper vence em três categorias do Prêmio Inoves Ciclo 2020

O projeto “Elas no Campo e na Pesca: empreendedorismo, liderança e autonomia” foi vencedor nas categorias “Projeto de Resultados” e “Voto popular”

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi vencedor em três categorias do Prêmio Inoves Ciclo 2020 com dois projetos. Na categoria “Projeto em desenvolvimento" venceu o “Laboratório Virtual: do ensino-aprendizagem aos cientistas do amanhã”. O projeto “Elas no Campo e na Pesca: empreendedorismo, liderança e autonomia” foi vencedor nas categorias “Projeto de Resultados” e “Voto popular”. 

O projeto de laboratório virtual consiste na elaboração de uma plataforma no site do Incaper com conteúdo científico de linguagem simples, clara e objetiva, de maneira a universalizar o acervo de pesquisas desenvolvidas pelos servidores do Instituto. De acordo com o coordenador do projeto e assistente de suporte em desenvolvimento rural do Incaper, Arthur Guedes, os objetivos gerais da iniciativa são democratizar a ciência, despertar nos estudantes capixabas o interesse pela pesquisa científica, além de apoiar a transição de carreira dos pesquisadores do Instituto.

“Percebemos que a comunidade científica dialoga em escala muito reduzida com crianças, adolescentes e jovens. O projeto surgiu da inquietação de alguns dilemas do serviço público, como sucessão de carreira, atração de pessoas para a pesquisa e democratização da ciência. O laboratório virtual também busca estimular a formação de novos cientistas, levando a ciência ao cotidiano das pessoas”, disse Arthur Guedes. 

“Outra vantagem da iniciativa é a aproximação entre instituições de ensino e pesquisa no processo de aprendizagem. A ideia é que o laboratório seja um canal estruturado para fazer a interlocução e reduzir a distância entre as organizações. Toda a equipe que compõe o projeto está imensamente feliz com essa premiação, que contribui para a valorização do servidor e para o reconhecimento de novas práticas de gestão”, completou Guedes.

O projeto "Elas no Campo e na Pesca" é desenvolvido em união da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com o Incaper e tem o objetivo de promover a visibilidade e valorização do trabalho feminino e a autonomia econômica e financeira das mulheres, por meio da assistência técnica, do acesso ao crédito e políticas públicas, e do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comercialização. 

“Ganhar o Prêmio Inoves em duas categorias foi uma grande emoção e sentimento de que estamos no caminho certo. Agradeço o empenho e a dedicação de toda a equipe, principalmente a todos os agentes de extensão envolvidos no projeto”, disse a coordenadora do projeto "Elas no Campo e na Pesca", Patrícia Ferraz.

A gestora operacional do projeto e extensionista do Incaper, Alessandra Maria da Silva, destacou que o "Elas no Campo e na Pesca" tem o diferencial de prestação em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) especializada.

“Os técnicos foram capacitados em Ater para mulheres com base no desenvolvimento da consciência de gênero e no atendimento diferenciado, a partir das necessidades das mulheres. Isso tem contribuído para a mudança de comportamento tanto dos técnicos quanto das próprias beneficiárias do projeto. Essa premiação traz o reconhecimento dessa nova forma de Ater, além de nos motivar ainda mais para a realização de ações que contribuam, de fato, para o desenvolvimento rural mais justo, com equidade de gênero”, enfatizou Alessandra Maria da Silva.

A premiação aconteceu por meio de cerimônia virtual realizada nessa terça-feira (22), com a condução do governador do Estado, Renato Casagrande. O diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado, destacou as conquistas como uma grande satisfação por ter o Instituto representado com "ideias e servidores brilhantes". 

“São projetos inovadores que promovem maior conhecimento do trabalho realizado pelo Incaper. Tivemos ainda diversos projetos finalistas que demonstraram a potencialidade do trabalho de nossos incríveis servidores. Parabenizo toda a equipe dos projetos que, em um momento de dificuldade, se superaram e apresentaram para a sociedade que é possível desenvolver ações que impactam positivamente”, frisou Antônio Machado.

O Incaper teve ainda outros quatro projetos finalistas no Prêmio Inoves Ciclo 2020. Na categoria “Ideia” foi finalista o projeto “Mulheres pela paz: Ação conjunta pelo enfrentamento à violência contra mulheres e pela igualdade de gênero no campo”. O “Projeto Dom Helder Câmara: desenvolvimento rural sustentável no combate à pobreza” foi finalista na categoria “Projeto em Desenvolvimento”. Já na categoria “Projeto de Resultados”, foram finalistas os projetos “Agrofloresta Sintrópica: alimentos saudáveis e alternativa sustentável para convivência com a seca do Espírito Santo” e "Contribuição das cultivares Japira e Vitória para a bananicultura". 

Sobre o Prêmio Inoves 

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para a valorização do servidor.

No contexto do programa, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a realidade da gestão pública. O objetivo principal é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip