Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Pipas deixaram mais de 450 mil imóveis sem energia elétrica no ES em 2020

Pipas deixaram mais de 450 mil imóveis sem energia elétrica no ES em 2020

De acordo com dados da distribuidora de energia elétrica, casos mais do que dobraram em relação ao ano anterior

Mais de 450 mil imóveis ficaram sem energia elétrica no Espírito Santo durante 2020 por causa de pipas que caíram na rede.

O número de unidades afetadas mais do que dobrou em relação ao ano anterior, quando cerca de 200 mil locais ficaram sem energia pelo mesmo motivo.

Os dados são da distribuidora de energia elétrica EDP.

Somente na Grande Vitória, cerca de 300 mil locais ficaram sem energia por causa das pipas. Os municípios mais afetados foram Vila Velha, onde 150 mil clientes foram afetados, seguido por Serra (68.807) e Cariacica (60 mil).

O gestor da EDP, Marcio Costalonga, contou que as linhas de pipas com cerol ou produtos cortantes causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também, podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação e serem puxadas.

“Um curto-circuito ocasionado por pipas na rede elétrica pode provocar desde danos materiais, até queimaduras, amputação de membros ou levar ao óbito. As pessoas nunca devem intervir na rede elétrica”, recomendou.

Interior

O número de ocorrências atendidas pela empresa também teve um aumento expressivo, de 971 chamados em 2019 para 1.802 em 2020.

Na região Norte do estado, o número de consumidores afetados foi mais do que o triplo do ano anterior. Em 2019 foram 17 mil e, no ano passado, esse número cresceu para mais de 60 mil.

Os municípios mais afetados foram Linhares, em que mais de 22 mil clientes tiveram interrupção no abastecimento de energia por causa das pipas, e Aracruz, onde mais de 18 mil clientes foram prejudicados.

Já no Sul, o indicativo aumentou de 42 mil afetados em 2019 para mais de 90 mil em 2020. Cachoeiro de Itapemirim foi o município mais afetado, com mais de 42 mil clientes prejudicados.

Recomendações

De acordo com a empresa, alguns materiais utilizados na confecção de pipas são condutores de energia e aumentam o perigo quando estão em contato com a rede elétrica, como a rabiola feita de fios metálicos.

O cerol, além de ter uso proibido, prejudica a camada protetora da fiação e pode causar curto-circuito. Também é contraindicado arremessar objetos na rede elétrica para tentar resgatar as pipas.

(G1 / ES)

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip