Logo Regatieri Telecon
Logo Regatieri Telecon

Última Hora

APAC do Estado integra ação nacional de oração

APAC do Estado integra ação nacional de oração

No Espírito Santo, a Secretaria da Justiça (Sejus) é parceira da Apac de Cachoeiro de Itapemirim. A instalação foi entregue em março de 2020

As Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de todo o País estão participando de uma campanha de oração itinerante. Nesta sexta-feira (29), a ação chega à APAC de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado.

Na unidade funciona o regime fechado, com 40 vagas para recuperandos, como são chamados os presos. Eles terão a oportunidade de participar da “Jornada da Esperança”, uma ação promovida pelas APACs de forma peregrina, com o intuito de fomentar a oração e a gratidão pela vida de voluntários envolvidos na recuperação dos condenados, em especial Franz de Castro. Ele era vice-presidente da APAC e faleceu em um presídio durante uma rebelião em São Paulo, há 30 anos.

O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, esteve, na manhã desta sexta-feira (29), com a comitiva que promove a ação. Abrindo a programação da jornada no Estado, uma missa será celebrada às 15 horas, no Convento da Penha, em Vila Velha, com transmissão ao vivo pelo canal do Convento no Youtube, que poderá ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/results?search_query=convento+da+penha+esp%C3%A 

Na sequência, o grupo religioso se dirige ao município de Cachoeiro de Itapemirim, onde segue até a próxima quarta-feira (03). Estão programadas diversas atividades, entre elas vigílias de oração, missas e cultos, retiro espiritual e apresentação cultural. Todas as ações serão restritas, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

APAC no Espírito Santo

No Espírito Santo, a Secretaria da Justiça (Sejus) é parceira da Apac de Cachoeiro de Itapemirim. A instalação foi entregue em março de 2020. Cabe à APAC aplicar a metodologia de ressocialização. A custódia do apenado, porém, permanece sob responsabilidade da Sejus. A previsão da Secretaria da Justiça (Sejus) é que, em breve, o espaço abrigue também presos do regime semiaberto, com a abertura de mais 80 vagas.

Além disso, a Sejus acompanha as tratativas para implantação de APAC’s em outros municípios capixabas, como São Mateus e Vila Velha.

APAC

Para participar da APAC é necessário que o detento seja voluntário e que passe por um treinamento para conhecer o conceito e o método aplicado nas APACs.

A metodologia utilizada caracteriza-se pelo estabelecimento de uma disciplina rígida, baseada no respeito, na ordem, no trabalho e no envolvimento da família do recuperando. Uma das principais diferenças em relação ao sistema prisional comum é que, na APAC, os próprios presos, denominados recuperandos, são co-responsáveis por sua recuperação.

Na unidade, eles recebem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. A APAC é filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip