Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Municípios do Estado aderem ao Programa Cidade Empreendedora

Municípios do Estado aderem ao Programa Cidade Empreendedora

O município só poderá ser considerado uma Cidade Empreendedora quando cumprir todas as etapas do programa

O Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), deu início ao Programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo transformar a realidade econômica dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.

Para isso, o Cidade Empreendedora está estruturado em seis eixos de trabalho, sendo: Cultura empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Públicas, Salas do Empreendedor e Desenvolvimento Territorial.  O programa que é voltado para a gestão pública, vai capacitar prefeitos, gestores e servidores dos municípios por meio de treinamento para que possam seguir com o projeto.

O município só poderá ser considerado uma Cidade Empreendedora quando cumprir todas as etapas do programa. Para que isso aconteça, uma equipe formada por técnicos da Aderes e do Sebrae estão visitando os 78 municípios do Estado. Até o momento, as cidades de Vila Velha, Serra, Cariacica, Jaguaré, São Mateus, e Conceição da Barra, Mucurici, Ponto Belo, Pedro Canário e Viana já fizeram adesão ao programa.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o primeiro passo para o funcionamento do programa é a adesão do município, depois será feito um diagnóstico interno da administração municipal e o resultado indicará as soluções e ações voltadas para cada localidade. Para que esse estudo seja realizado o Governo fará um aporte inicial de R$ 740 mil.

“O Cidade Empreendedora é uma iniciativa única no Espírito Santo. O objetivo é conectar o dono de um pequeno negócio com a gestão pública e o agente de desenvolvimento local. O Programa vem em um momento propício, pois vai oportunizar a capacitação necessária para que os prefeitos e seus técnicos possam superar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bem como os reflexos sociais”, afirmou o Alberto Gavini.

De acordo com o gerente de Micro e Pequena Empresa da Aderes, Paulo Barbosa – que esta semana visitou os municípios de Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário –, o programa vai promover o desenvolvimento econômico da cidade com o apoio da gestão pública e de lideranças municipais, fortalecendo o micro e o pequeno empresário de todo Estado.

“Promover a cultura empreendedora dentro do serviço público para gerar maior conscientização da importância dos pequenos negócios na economia local é imprescindível para estimular iniciativas e políticas públicas que beneficiem o empreendedorismo”, disse Paulo Barbosa.

Para Paulo Barbosa o trabalho só está começando e a intenção é formar um Espírito Santo de Cidades Empreendedoras.

Saiba Mais

Eixos de trabalho do Programa Cidade Empreendedora:

1- Gestão Pública Empreendedora 

Promover o engajamentos, a qualificação e capacitação dos gestores públicos municipais, fortalecendo a agenda do desenvolvimento econômico do município e a cultura empreendedora.

2- Deburocratização 

Implementar ações, processos ou alterações no marco legal com objetivo de reduzir a burocracia, otimizando o tempo de abertura e regularização das atividades econômicas.

3- Compras Governamentais 

Apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios para compras públicas de produtos e serviços locais e preparar  os pequenos negócios para fornecerem ao poder público.

4- Poder Público como Indutor da Inovação

Fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios locais, estimulando a inovação e promovendo a sinergia com os demais atores do ecossistema de inovação para contribuir com o desnevolmento econômico sustentável do território.

5-Inclusão Produtiva 

Oportunizar cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover o acesso destas pessoas ao mercado através do empreendedorismo.

6- Liderança e Território

Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento. 

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip