Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Governo autoriza início das obras de ampliação da ETE Manguinhos, na Serra

Governo autoriza início das obras de ampliação da ETE Manguinhos, na Serra

Durante a solenidade de assinatura, realizada no Palácio Anchieta, o governador destacou os investimentos no município

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na manhã desta sexta-feira (12), a Ordem de Início de Serviço da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Manguinhos, localizada no município da Serra. Serão aplicados cerca de R$ 34,4 milhões para beneficiar mais de 122 mil moradores dos bairros Carapebus, Bicanga, Ourimar, Jardim Limoeiro, Cidade Continental, São Diogo, Chácara Santa Luzia, Valparaíso, Laranjeiras e Manguinhos. A previsão é de que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2023.

Durante a solenidade de assinatura, realizada no Palácio Anchieta, o governador destacou os investimentos no município. “A Serra é a locomotiva do desenvolvimento do Estado. Já trabalhei na Serra e a conheci mais detalhadamente. Estamos fazendo investimento robustos na cidade. A realidade é que conseguimos levar, através da Parceria Público-Privada, a rede de esgoto para mais de 90% da área urbana do município. Temos ainda um conjunto grande de obras em outras áreas, como a reforma da Avenida Abido Saadi e a construção do Viaduto de Carapina, que vai ajudar a reduzir o gargalo no trânsito daquela região”, apontou.

Casagrande também citou a ampliação do serviço de saneamento em outros municípios capixabas: “A estrutura financeira da Região Metropolitana está resolvida para atendermos a Lei do Saneamento Básico. Temos recursos já garantidos para fazer o investimento em Cariacica e Viana. Antes de 2033 vão estar universalizados. A Cesan terá que resolver nos municípios onde temos contrato. Minha grande preocupação são os municípios que não têm contrato com a Cesan.”

De acordo com o diretor presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis (Cael), a vazão atual da ETE Manguinhos é de 111 litros por segundo, atendendo 88 mil pessoas. Com essa obra, a estação vai mais do que dobrar a sua capacidade, chegando a 232 litros por segundo e vai beneficiar mais de 122 mil moradores. “Esse empreendimento antecipa a universalização do acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade mais populosa do estado”, explicou.

Esse empreendimento, associado às demais obras que estão em execução por meio da Parceria Público-Privada da Cesan na Serra, vão elevar a cidade a outro patamar socioeconômico. “A expansão do saneamento é um importante legado do governo Renato Casagrande para a população capixaba, os investimentos em água e esgotamento sanitário refletem diretamente na saúde humana, na preservação e reabilitação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico local. Vida nova para os serranos”, destacou Cael.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Serra, Sérgio Vidigal; o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; os deputados estaduais Alexandre Xambinho e Vandinho Leite; a diretora do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), Madalena Santana; além de vereadores, secretários e lideranças comunitárias do município.

Dados da obra:

Ampliação da ETE Manguinhos

População atendida: 122.313

Investimento: R$ 34.479.422,00

Tempo de execução: 24 meses + 6 meses de operação assistida

Fonte de recursos: Cesan e Caixa Econômica Federal

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip