Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Parceria entre Governo do Estado e Ascamves garante cursos do projeto Capacitar para legislar nos municípios

Parceria entre Governo do Estado e Ascamves garante cursos do projeto Capacitar para legislar nos municípios

Na abertura da reunião, que aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, Jacqueline Moraes ressaltou as competências e qualidades para um bom exercício da vereança

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, se reuniu, nesta quinta-feira (25), com a diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), a diretoria da Escola de Serviço Público (Esesp) e a Secretaria da Casa Civil com o objetivo de garantir a continuidade do apoio do Governo do Estado na realização de cursos do projeto “Capacitar para Legislar” em todos os municípios do Espírito Santo, voltados para vereadores e servidores que atuam no Legislativo municipal.

Na abertura da reunião, que aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, Jacqueline Moraes ressaltou as competências e qualidades para um bom exercício da vereança. “O vereador precisa conhecer o regimento interno e técnicas legislativas para apresentar, de forma proveitosa, projetos realmente relevantes para a coletividade local e é essa a intenção do nosso Governo em torná-los habilitados para realizarem as suas funções da melhor forma possível”.

O projeto Capacitar para Legislar tem a Esesp como facilitadora e vai oferecer treinamentos com foco em ferramentas legislativas para atuação na vereança, incluindo cursos de marketing político; oratória; design thinking para solução de problemas; e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir um ambiente de paz e prosperidade.

O projeto de capacitação dos vereadores eleitos em 2020 no Espírito Santo foi apresentado pelo subsecretário para Relações Institucionais da Casa Civil, Marcos Marinho Delmaestro, que destacou a importância do trabalho dos vereadores para o desenvolvimento local: “ao qualificar o Legislativo municipal estamos contribuindo com a construção de políticas públicas que tragam benefícios diretos para a população, melhorando a qualidade de vida nas cidades”.

Para o superintendente executivo da Ascamves, Juscelino Brzesky, o projeto é uma importante oportunidade de integração da Associação com as Câmaras Municipais. “O projeto Capacitar para Legislar terá que chegar a todos os municípios como um divisor de águas, uma vez que vai possibilitar ao vereador ficar mais atualizado para representar melhor o seu município e os munícipes”.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, garantiu que os cursos serão conduzidos por docentes da Esesp, e que a modalidade já está pronta para ser disponibilizada. “As soluções educacionais da instituição estarão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, disse.

Também estiveram presentes na reunião, o vice-presidente da Ascamves, César Tadeu Júnior; o coordenador técnico da Ascamves, Caleb Salomão Pereira Silva; e o gerente da Esesp, Marcos Américo Villas Bôas.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip