Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Governo do Estado assina acordo de cooperação técnica com Bandes e BNDES

Governo do Estado assina acordo de cooperação técnica com Bandes e BNDES

Com os acordos, os bancos passam a assumir o planejamento preliminar da estruturação de projetos de desestatização de interesse do Estado

O Governo do Estado terá o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de estudos técnicos e a estruturação de modelagens de projetos, em especial, nas áreas de infraestrutura e logística do Estado. O acordo de cooperação técnica foi assinado nesta segunda-feira (25) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante o Fórum Regional PPPs e Concessões – Espírito Santo, que está realizando em Vitória.

Com os acordos, os bancos passam a assumir o planejamento preliminar da estruturação de projetos de desestatização de interesse do Estado. O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, destaca a reconhecida competência e experiência do banco capixaba na análise e elaboração de projetos de investimento, desde a sua criação. Para Duque, a cooperação técnica entre o Bandes e o Estado é essencial para a prospecção das melhores oportunidades de melhoria dos serviços prestados à população.

“A formulação desses projetos exige estruturação complexa, por ser necessário coordenar e integrar a elaboração de estudos técnicos de diferentes expertises, além de conjugar a atratividade do projeto ao setor privado, com a prestação de serviços essenciais com qualidade. O Bandes poderá contribuir para construir um modelo em que os serviços públicos sejam bem executados, sem prejuízo às pessoas e que haja contrapartidas de desenvolvimento do Estado, além de mecanismos reguladores e fiscalizadores”, enfatiza.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, explica que tanto o Bandes quanto o BNDES são instituições financeiras referências em projetos. "Com a assinatura desses acordos de cooperação técnica, o Programa Parcerias ES dará passos importantes na celeridade das soluções de gargalos que enfrentamos em nosso Estado, pois teremos mais agilidade nas estruturações iniciais de projetos, por exemplo, de concessões e parceria público-privadas", disse. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é parceira do Bandes na operacionalização do Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo.

Os acordos preveem que, definida alguma oportunidade de desestatização, poderá ser celebrado ajuste entre os bancos e o Estado, com o objetivo de disciplinar, dentre outros elementos, o escopo, as atividades de estruturação a serem realizadas e os respectivos direitos e obrigações, observada a legislação que rege as licitações e os contratos administrativos.

O Fórum

O Fórum Regional de Concessões – Espírito Santo contou com a correalização do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), e patrocínio do Banestes e da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan).

Especialistas, empresários e autoridades debateram as tendências e oportunidades de negócios em concessões de serviços públicos e parcerias nos âmbitos federal, estadual e municipal. O Fórum é uma oportunidade para que os diversos setores da sociedade capixaba possam conhecer o Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo, o Parcerias ES.

Mais informações pelo site: www.parcerias.es.gov.br

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip