Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Detran|ES lança Curso de Mecânica para Mulheres ‘Faça você mesma’

Detran|ES lança Curso de Mecânica para Mulheres ‘Faça você mesma’

O curso de mecânica básica para mulheres “Faça você mesma” tem como foco proporcionar às condutoras o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, no carro ou na moto

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou, em uma live na manhã desta segunda-feira (08), o Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”. As inscrições estão abertas no site www.detran.es.gov.br. O curso gratuito vai oferecer conhecimento sobre manutenção preventiva e noções básicas do veículo e, assim, garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas.

O curso de mecânica básica para mulheres “Faça você mesma” tem como foco proporcionar às condutoras o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros em seus veículos, no carro ou na moto, tais como compreender os principais indicadores do painel de instrumentos, noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos, quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento, além de dicas de condução econômica e cuidados diários.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, as mulheres têm conquistado espaço importante no trânsito e o curso pode contribuir para a independência das condutoras. “As mulheres estão cada vez mais conduzindo veículos, até mesmo profissionalmente em categorias altas. Aprender noções de mecânica básica dos veículos vai dar independência e segurança para as mulheres que dependem de ajuda externa para resolver contratempos nos seus veículos. Também ajudará na prevenção e resolução de problemas mecânicos e contribuirá para a segurança e qualidade da vida no trânsito”, acredita.

“A palavra principal deste curso é independência, é tornar a mulher mais independente ainda como condutora e capacitá-la para resolver pequenos problemas mecânicos no veículo sozinha”, disse a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto

Além do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, participaram do lançamento a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto; a gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol; e os representantes das empresas parceiras: o diretor geral da Contauto e Moto Vena, Gabriel Rizk; o diretor da Moto Vena, Janio de Paula; e o gerente de Serviço Contauto, Douglas Santos.

O Espírito Santo conta, atualmente, com 1.547.707 condutores habilitados, sendo que as mulheres correspondem a 32%, totalizando 492.015 mulheres condutoras.

Curso

O Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma” vai proporcionar que a alunas conheçam a história dos veículos, equipamentos obrigatórios, painel de instrumentos com auxílio do manual do proprietário, onde e como usar o extintor de incêndio ABC.

Também serão abordados os sistemas do motor do veículo, os problemas mais comuns e as possíveis soluções; demais sistemas do veículo e suas particularidades, além dos principais problemas que ocorrem e as possíveis soluções. As alunas realizarão exercício de inspeção do veículo, conhecerão o sistema de rodagem, detalhes das motocicletas e realizarão troca de pneu.

Inscrições

As condutoras interessadas devem fazer a inscrição no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), na aba Educação, onde constarão todas as informações relativas ao curso. As inscrições estão disponíveis até as 23h59, do dia 17 de março e terão limite de 100 vagas, sendo 50 para mecânica básica de veículos de quatro rodas e 50 para mecânica básica de veículos de duas rodas.

Para se inscrever a interessada deverá digitalizar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e anexá-la ao e-mail. Não poderão se inscrever, mulheres cumprindo penalidades de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH.

Os cursos têm carga horária de 8 horas, divididos em módulos teórico e prático. As aulas ocorrerão de forma presencial, na Sede Administrativa do Detran|ES, em Vitória, nos dias 23 e 24 de março para mecânica básica para veículos de duas rodas e nos dias 25 e 26 de março para mecânica básica para veículo de quatro rodas, sempre de 13h às 17h. Serão cumpridos todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia. As aulas serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas parceiras Contauto e Moto Vena.

O certificado de participação será entregue ao final de cada curso, sendo de mecânica em motos e/ou carros.

 

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip