Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Detran|ES atualiza Planejamento Estratégico com foco em novas entregas aos capixabas

Durante a abertura, o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, agradeceu a participação dos servidores na construção do planejamento

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) concluíram, nesta terça-feira (09), o processo de transferência de metodologia de elaboração do Planejamento Estratégico do Governo para a Autarquia. Durante a tarde, foi realizada uma reunião interna para a apresentação do Planejamento Estratégico do Detran|ES 2020-2022 e do ESP – Escritório Setorial de Projetos. Os servidores do órgão acompanharam a apresentação de forma on-line, o que possibilitou que a informação chegasse aos servidores lotados nas agências em todos os municípios do Estado, mantendo o distanciamento social necessário.

Durante a abertura, o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, agradeceu a participação dos servidores na construção do planejamento. “Os servidores de todas as áreas contribuíram coletivamente para a construção desse planejamento estratégico com a definição dos desafios, metas e ações para termos um resultado de qualidade para o Detran e para o cidadão. O trabalho no Detran é desafiador e muito abrangente e a participação de cada um foi muito importante para esse resultado que apresentamos hoje e esperamos que traga novas entregas positivas para o órgão”, disse.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, participou do evento junto com outros representantes da SEP. Ela destacou o comprometimento da equipe. “Foi um processo que durou oito meses e foi um desafio. O resultado é um trabalho muito bem construído. A transferência metodologia para o Detran foi a primeira realizada de forma totalmente on-line, cumprindo as regras de distanciamento social, como forma de prevenção à Covid-19. Difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública nessa área é o objetivo da SEP. Teremos cerca de 50 horas de capacitação em gestão de projetos para o Detran. Para ter inovação, é necessário realmente executar o que foi planejado”, afirmou.

O coordenador do Escritório Setorial de Projetos - ESP Detran|ES, Wesley Simões, e a analista de Trânsito e membro do ESP, Andreia Tomaz, apresentaram o processo de implantação do setor e o planejamento estratégico do órgão. “Todo o processo de planejamento estratégico foi realizado de forma virtual e contou com a colaboração importante dos servidores do Detran e da SEP para formalizar um plano estratégico da autarquia, relacionar os projetos internos a cada desafio encontrado e revisar a missão, visão e valores do órgão”, salientou Simões.

“Agradecemos a participação da SEP e de cada servidor do Detran que se empenhou para chegarmos a esse resultado e também à direção geral que nos apoiou em todo o processo”, afirmou Andreia Tomaz.

A transferência da Metodologia do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, para o Detran|ES teve início em junho de 2020. “Na primeira reunião, pactuamos os papéis e responsabilidades da SEP e do órgão estadual de trânsito, os fatores de sucesso da transferência e principais benefícios da gestão estratégica. Além disso, apresentados o passo a passo do processo, com a apresentação de oficinas, ferramentas utilizadas e principais produtos esperados”, explicou a subsecretária.

Foram realizadas sete oficinas, entre as quais as de definição de missão, visão e valores do órgão; análise de cenário; definição de desafios; definição de indicadores e metas; estruturação do Escritório Setorial de Projetos e definição de projetos e ações. Essas oficinas contaram com a participação de 30 servidores do Detran|ES.

Siges

Na ocasião, foi assinada a cessão, pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) ao Detran|ES. Esse foi o sétimo termo de cooperação técnica para cessão do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) a secretarias e órgãos do Governo do Estado.

O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). A partir dessa cessão, o Detran pode gerenciar seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico do Governo, por meio do sistema.

Utilizando o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da administração estadual. E essa mesma metodologia pode ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e Órgãos.

Antes do Detran|ES, a SEP já havia firmado termos de cooperação para cessão do Siges às Secretarias de Desenvolvimento (Sedes), Educação (Sedu), Fazenda (Sefaz) e Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e também com as companhias estaduais de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e de Saneamento (Cesan).

Na ocasião, foi assinada a cessão, pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) ao Detran|ES

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip