Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

SAMU para Todos: municípios da Região Centro-Norte de Saúde participam de oficina

SAMU para Todos: municípios da Região Centro-Norte de Saúde participam de oficina

Participaram do encontro coordenadores de hospitais de pequeno porte, de UPA’s e PA’s dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Roque do Canaã e Sooretama

Em mais uma etapa para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), representantes de municípios da Região Centro-Norte de Saúde se reuniram, em Colatina, nesta quarta-feira (10), para a realização da oficina “Regulação de urgência e responsabilidades dos entes municipais e estaduais”.

Participaram do encontro coordenadores de hospitais de pequeno porte, de UPA’s e PA’s dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Roque do Canaã e Sooretama, contemplados pelo Consórcio Cim Polinorte, responsável pela a operacionalização do serviço nestes municípios.

“Para a implementação e ativação do SAMU 192 é essencial que todos os atores estejam cientes e empenhados na melhor prática, e com isso possam conhecer e dominar todos os processos que o serviço confere. Entre eles, dominar as responsabilidades inerentes a cada um, como ao Estado, a quem cabe à regulação do serviço, e aos municípios, no fortalecimento da Atenção Primária e na organização dos serviços pré-hospitalares”, explicou o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, durante a oficina.

Segundo a coordenadora do Programa Samu para Todos, Élida Ierke, a oficina ocorre como etapa de pré-ativação e é a segunda a ser realizada pela Secretaria da Saúde (Sesa). “É um tipo de etapa que irá acontecer para todos os municípios e consórcios que participarão da expansão do SAMU no Estado. Já realizamos, em janeiro, com os municípios do CIM Norte e futuramente realizaremos com os municípios do CIM Polo Sul e CIM Noroeste”, informou.

Além dos coordenadores municipais de unidades pré-hospitalares de urgência, estiveram presentes na oficina a superintendente de Saúde de Colatina, Maricelis Caetano; a referência técnica regional da rede de Urgência e Emergência, Denise Bubach; representantes do Consórcio CIM Polinorte, e profissionais de Regulação do SAMU 192 da Região Metropolitana.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip