Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Hospital Estadual Central realiza duas captações de múltiplos órgãos no mesmo dia

Hospital Estadual Central realiza duas captações de múltiplos órgãos no mesmo dia

Foram captados um coração, dois pulmões, dois fígados, quatro rins e quatro córneas

O Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, realizou duas captações de múltiplos órgãos, nessa quarta-feira (10). Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foram mobilizados para levar órgãos para a receptores em outros estados.

Foram captados um coração, dois pulmões, dois fígados, quatro rins e quatro córneas. O coração foi encaminhado para Brasília (DF), os pulmões para São Paulo, e dois rins para o Paraná. Os demais órgãos atenderam aos capixabas que aguardam na fila pela doação.

“O que aconteceu hoje é motivo de muito orgulho para toda equipe do hospital, independentemente da função, pois é um trabalho de formiguinha, em que um ajuda o outro. Ações como essa oferecem continuidade de vida as pessoas que esperam por um transplante”, disse o diretor geral do Hospital Estadual Central, Miguel Duarte.

O dia atípico na unidade também mobilizou demais atores para que todos os órgãos chegassem aos seus receptores em tempo oportuno. As ações tiveram o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal de Vitória, além da Infraero.

“Muitas vidas cabem em um sim e duas famílias disseram esse ‘sim’ para a doação dos órgãos de seus entes queridos simultaneamente. Contamos com o apoio de vários atores que foram essenciais para que essa logística funcionasse e que pudéssemos garantir que os órgãos doados chegassem a seus receptores. Desejamos que as famílias doadoras recebam nosso carinho, gratidão e respeito diante desse gesto de amor”, destacou a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado.

Doação de pulmão foi a primeira em dois anos no Estado

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, a captação dos dois pulmões nessa quarta-feira (10) no Hospital Estadual Central foi a primeira realizada desde março de 2019.

“Só no Brasil seis equipes realizam o transplante de pulmão. É um processo muito específico. EM 2019 o Brasil realizou 106 transplantes do órgão, e em 2020 foram 65”, informou Maria Machado.

Sob a administração da Fundação Estadual de Inovação em Saúde - iNOVA CAPIXABA, o Hospital Estadual Central tem sido referência no Estado em processos de doações de órgãos.

"O Hospital Estadual Central é um dos destaques em processo de doação de órgãos. Realizamos a primeira oferta de pulmão após dois anos sem disponibilidade do órgão no Estado. Entendemos a responsabilidade desse indicador e trabalhamos muito para aumentar a oferta com máximo respeito às famílias doadoras que possibilitam nova vida aos que esperam pelo transplante", disse o diretor-presidente da Fundação iNOVA Capixaba, Dr. Neio Pereira.

Dados transplantes

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo, de janeiro até esta quarta-feira (10), o Estado realizou 64 transplantes. Durante todo ano de 2020, foram realizados 200 transplantes e em 2019, 361.

Em relação à espera por uma doação, até esta quinta-feira (11), 1.477 pessoas aguardam por um órgão no Estado, sendo seis aguardando por coração, 19 por fígado, 377 por córnea e 1.075 por um rim.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip