Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sesa alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças

Sesa alerta para aumento de doenças respiratórias em crianças

O Espírito Santo conta com três unidades hospitalares pediátricas referências para o atendimento de casos da Covid-19

A menos de uma semana do início do outono, a sazonalidade das doenças respiratórias no Espírito Santo já é uma realidade nos atendimentos de casos pediátricos na rede estadual de saúde. No Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, referência para casos respiratórios, a ocupação dos 149 leitos chegou acima dos 90%, nesta segunda-feira (15).

“Hoje, a faixa etária que mais internamos na unidade são de crianças até dois anos, predomínio absoluto no que chamamos de idades lactentes e pré-escolares e com uma pressão assistencial para casos de doenças do sistema respiratório”, explica a pediatra intensivista e responsável técnica do Infantil de Vitória, Isabel Carvalho.

Segundo a profissional, o aumento da circulação dos adultos acarreta diretamente nos casos de doenças respiratórias em crianças. Na unidade, as principais causas de internações têm sido por bronquiolite, pneumonia viral e o agravamento da asma pela infecção viral.

“Atualmente, com o baixo distanciamento social, os vírus respiratórios têm circulado de forma mais intensa, e os adultos e jovens participam diretamente na corrente de transmissão às crianças. Lembramos que a sazonalidade vai até o final do inverno e a perspectiva não é de melhora, por isso, é importante que as pessoas façam a adesão à prevenção”, alertou Isabel Carvalho.

A médica aponta cuidados essenciais que os pais precisam adotar como: manter as crianças com restrição de convívio com outras crianças e adultos; manter de forma rigorosa medidas de prevenção, como uso de máscara para os maiores de dois anos; higienização das mãos.

“Os pais precisam estar em alerta aos sintomas das crianças. Sendo sintomas gripais, é preciso procurar serviço de saúde na Atenção Primária, mas em caso de sintomas como dificuldade e esforço respiratório, e os pais percebendo que além dessa dificuldade, a criança está respirando muito rápido, precisam buscar o cuidado hospitalar”, disse.

E ressalta: “Precisamos nos cuidar e cuidar das nossas crianças. E sermos colaborativos com as decisões técnicas do Estado, porque são decisões voltadas à segurança da população”.

Casos de Covid-19 em crianças no Espírito Santo

O Espírito Santo conta com três unidades hospitalares pediátricas referências para o atendimento de casos da Covid-19. Na região Metropolitana de Saúde, o Hospital Infantil de Vitória, com 29 leitos de enfermaria e 7 de UTI; na região Centro-Norte, a Maternidade São José, com 3 leitos de enfermaria e 3 de UTI; e na região sul, o Hospital Infantil Francisco de Assis, com 8 leitos de enfermaria e 10 de UTI.

Segundo os dados disponíveis no Painel Covid-19, o Espírito Santo já registrou 18.957 casos da doença na faixa etária de 0 a 17 anos, com 19 óbitos, com letalidade de 0,1%. Os dados são referentes à atualização desse domingo (14).

Entre a faixa etária com mais casos confirmados está de 10 a 17 anos, com 11.037 casos. Já de óbito é maior na faixa etária de 0 a 4 anos, com 9 óbitos confirmados.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip