Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Unidades do Iases intensificam higienização dos seus espaços

Unidades do Iases intensificam higienização dos seus espaços

Os socioeducandos que apresentarem sintomas gripais deverão ser conduzidos ao isolamento respiratório na própria unidade

Diante do momento crítico em razão da pandemia do novo Coronavírus, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) reforçou mais ainda as medidas que já eram adotadas no enfrentamento ao Covid-19. Entre os cuidados está o aumento na higienização das unidades. Nessa quarta-feira (17), a Unidade de Internação Provisória I (Unip I) iniciou o reforço na limpeza dos seus espaços.

O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto, alerta para as regras estabelecidas pelo Governo do Estado, por meio do Decreto do n° 4838-R/2021, e destaca as medidas estabelecidas na Nota Técnica nº 001/2021, elaborada pelo Comitê de Prevenção Emergencial ao Contágio do Covid-19, disponível no site do Iases. “Este é  o momento de total atenção com os hábitos que previnem a contaminação da Covid-19.Não podemos relaxar com nossos cuidados. A pandemia não acabou e ,agora, mais do que nunca, temos que ser responsáveis. Uso de máscara, álcool e distanciamento físico são atitudes cidadãs. E por conhecer os nossos servidores e saber que são exemplo de cidadãos, pedimos que redobrem os cuidados dentro das unidades e em suas casas também. Juntos venceremos essa guerra”, afirmou.

Para a limpeza da unidade foram usados álcool e cloro. “Os adolescentes estão isolados por moradias. Enquanto os quartos e os espaços usados por eles estavam sendo desinfetados, nós os levamos para o piso inferior e fizemos algumas atividades de escolarização. Os pertences também foram desinfetados”, explicou o gerente da Unip I, Alcides Felício da Silva.

Ele destacou o engajamento das subgerentes Marcela Cerri Amorim Loureiro e Miriam Barbosa na organização da limpeza da unidade. “É muito bom ver o compromisso e o envolvimento das pessoas. Essa higienização faz parte de uma gestão participativa e de uma construção coletiva já que envolve a empresa que faz a limpeza, os agentes, os técnicos , os adolescentes e os colaboradores, pois requer planejamento para que tudo ocorra bem, já que é uma movimentação grande que fazemos na unidade”, explicou.

Já na manhã dessa quinta-feira (18), a Unidade de Internação Sul (Unis Sul) também teve suas áreas higienizadas, a começar pela quadra até os quartos dos socioeducandos.

Além disso, ainda há um pregão eletrônico em andamento para a aquisição de materiais de proteção e segurança como avental cirúrgico, termômetro, óculos de proteção, luva de procedimento e protetor facial do tipo face shield.

Novas medidas

As novas regras estão estabelecidas na Nota Técnica nº 001/2021, elaborada pelo Comitê de Prevenção Emergencial ao Contágio do Covid-19 e publicada nessa segunda-feira (15) no site. Entre as principais medidas estão a suspensão das visitas presenciais de familiares; de parceiros; de assistência religiosa; de escolarização; de profissionalização; suspensão dos atendimentos eletivos em saúde, sendo necessárias reagendá-las em momento oportuno.

Além de intensificação de medidas de controle nas barreiras sanitárias das portarias (uso do pediluvio, aferição de temperatura, uso de EPI’s); da higienização das moradias e espaços coletivos; obrigatoriedade do uso dos EPI’s por todos que circulam nos espaços das Unidades Socioeducativas.

Os socioeducandos que apresentarem sintomas gripais deverão ser conduzidos ao isolamento respiratório na própria unidade. E entre o quarto e o sétimo dia, a partir da apresentação dos primeiros sintomas, o socioeducando deve ser conduzido ao serviço de saúde para realização do teste para Covid-19. O período de isolamento respiratório será de 10 dias a partir da apresentação dos primeiros sintomas e os adolescentes e jovens que ingressam no sistema socioeducativo ficam isolados por 10 dias.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip