Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sefaz organiza ações para dar celeridade aos processos do ITCMD

Sefaz organiza ações para dar celeridade aos processos do ITCMD

O ITCMD é o imposto pago ao Governo do Estado quando é feita a transmissão não onerosa de bens ou direitos por doação (inter-vivos) ou “causa mortis”

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) está  organizando algumas ações para dar celeridade aos processos do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). O objetivo das medidas é reduzir o tempo de avaliação dos processos tanto no curto quanto no longo prazo.

O ITCMD é o imposto pago ao Governo do Estado quando é feita a transmissão não onerosa de bens ou direitos por doação (inter-vivos) ou “causa mortis”.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, comenta que as mudanças vão facilitar a vida do contribuinte e dar uma resposta mais rápida às solicitações feitas por eles ou seus representantes. “Nossas expectativas são as melhores para essa nova fase do ITCMD. Ao final das ações programadas, a presença dos contribuintes nas agências para apresentação de documentos não será mais necessária. É menos burocracia para o cidadão capixaba”, destaca Pegoretti.

Anualmente, são avaliadas cerca de 14 mil guias de ITCMD – com processos de todo o Estado. Geralmente, as análises demoram de 40 dias a 1 ano, dependendo da complexidade de cada caso. “Nossa expectativa é diminuir esses prazos pela metade. O número de auditores fiscais na área vai mais que dobrar e, assim, acreditamos ter condições de atender os contribuintes que já deram entrada nos processos de ITCMD”, avalia a auditora fiscal da Receita Estadual e supervisora de ITCMD, Carla Brasil Milaneze.

Outra ação é a reestruturação da área de “Perguntas e Respostas” sobre o ITCMD no site da Secretaria da Fazenda. “A Gerência de Atendimento ao Contribuinte já disponibilizou novas questões que são, constantemente, levantadas pelos contribuintes, além de incluir um passo a passo mais detalhado sobre como os contribuintes devem proceder ao dar entrada no pedido relativo ao ITCMD, inclusive na parte que diz respeito ao envio digital de documentos”, acrescenta o gerente de Arrecadação e Cadastro, Leandro Kuster.

Essas duas ações visam à melhoria do serviço no curto prazo. No longo prazo, a Secretaria da Fazenda está retomando o projeto do sistema do ITCMD on-line. Neste novo modelo, o contribuinte, ou seu representante, poderá fazer o registro das informações tanto pelo Acesso Cidadão, do Governo do Estado, quanto pelo sistema da Sefaz. O cidadão poderá registrar informações sobre inventários judiciais, extrajudiciais, doações, entre outros tipos de declarações.

O diretor do Colégio Notorial do Brasil, Bruno Bittencourt, destaca que este trabalho que está sendo feito pela Sefaz é longo e meticuloso. “É um trabalho longo e meticuloso, porém de fundamental importância para sociedade, para o Estado e na busca da ágil circulação de bens. A informatização e desburocratização do procedimento é demanda latente e representa avanço para todos”, pondera.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip