Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sesa realiza seminário de abertura do Projeto de Apoio Institucional para Elaboração dos Planos Municipais de Saúde

Sesa realiza seminário de abertura do Projeto de Apoio Institucional para Elaboração dos Planos Municipais de Saúde

O projeto foi elaborado pela Sesa, em parceria com o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES)

A Secretaria da Saúde (Sesa) realiza, nesta terça-feira (23), o seminário de abertura do Projeto de Apoio Institucional para Elaboração dos Planos Municipais de Saúde (2022-2025). A abertura do evento terá a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. 

O projeto tem como objetivo qualificar o processo de elaboração dos planos municipais de Saúde para uma construção coletiva dos conteúdos pelas áreas técnicas e gestões municipais; potencializar o enfoque regional para a consolidação das redes Regionais de Atenção e Vigilância em Saúde e das políticas de saúde prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto foi elaborado pela Sesa, em parceria com o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), também contará com a participação da presidente do Cosems, Cátia Lisboa, e do superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins Lima.

O evento será transmitido a partir das 9h, pelo canal Institucional da Sesa, no Youtube (Clique aqui) 

Oficinas

O Projeto de Apoio Institucional será realizado em formato de oficinas regionais, que acontecerão durante os meses de março e agosto deste ano. Os encontros serão presenciais e on-line, conduzidos pelos tutores/facilitadores da Secretaria da Saúde (Sesa), devidamente capacitados pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi). Toda a produção das oficinas será gradualmente validada pelos respectivos secretários municipais de Saúde e acompanhada mensalmente nas reuniões do Cosems/ES.

Os técnicos municipais darão continuidade ao processo de formação, por meio de um curso de especialização Lato Sensu em Planejamento e Gestão, que está em fase de habilitação no Conselho Estadual de Educação, possibilitando o aprimoramento da qualidade da gestão das Secretarias Municipais de Saúde dos 78 municípios do Estado.

Ao final das oficinas regionais, espera-se que os municípios envolvidos no projeto tenham elaborado a versão final dos Planos Municipais de Saúde, que serão inseridos no DigiSUS e encaminhados aos respectivos Conselhos Municipais de Saúde para apreciação e aprovação.

Todos os participantes receberão um certificado de aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão, de 96 horas.

Resultados esperados

- 78  planos municipais de saúde elaborados e encaminhados aos respectivos Conselhos Municipais de Saúde para análise e aprovação;

- 156 técnicos municipais com aperfeiçoamento/especialização em Planejamento e Gestão;

- 35 técnicos da Sesa qualificados como tutores/facilitadores para apoio institucional aos municípios.

Planos Municipais de Saúde

Os municípios, assim como Estados e União, têm obrigação legal, conforme lei 141/2012, de elaborar, a cada quatro anos, seus Planos Municipais de Saúde (PMS).

A Portaria 1091, de 27 de abril de 2017, estabelece que o planejamento do SUS deve partir da construção dos PMS, que orientam o processo de planejamento regional, que subsidiará a formulação do Plano Estadual e finalmente o Plano Nacional, a partir de diretrizes e prioridades apontadas pelos Conselhos de Saúde.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip