Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Governo do Estado abre sondagem de mercado na área de Eficiência Energética

Governo do Estado abre sondagem de mercado na área de Eficiência Energética

A Sondagem de Mercado é uma convocação da Administração Pública, com o propósito de formalizar o diálogo entre o poder público e o parceiro privado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), está realizando uma sondagem de mercado voltada para Empresas de Conservação de Energia (ESCOs) ou empresas de engenharia habilitadas a realizar projetos de eficiência energética. A ação pretende coletar informações sobre soluções existentes no mercado, bem como sua aplicabilidade em prédios públicos.

A Secretaria procura alternativas que contemplem os órgãos individual ou coletivamente, por contratos de remuneração por performance, ou demais soluções diferentes que não onerem o Estado. As empresas interessadas nos projetos em estudo ou na apresentação de novas oportunidades podem agendar o encontro com a equipe da Seger, até 05 de abril, pelo e-mail gecor@seger.es.gov.br.

“O Estado pretende implantar projetos e práticas que aumentem a eficiência energética dos órgãos públicos, reduzindo, assim, o gasto com energia elétrica e os impactos ambientais das atividades exercidas por eles. Essa iniciativa faz parte dos esforços do Governo em reduzir e otimizar o gasto público”, destacou o subsecretário de Estado de Administração Geral, Erico Sangiorgio.

Sondagem de Mercado

A Sondagem de Mercado é uma convocação da Administração Pública, com o propósito de formalizar o diálogo entre o poder público e o parceiro privado. Essa prática viabiliza a obtenção de informações úteis para o desenho e planejamento de projetos pelo Governo, enquanto é uma oportunidade de as empresas mostrarem sua carteira de projetos para futuras participações em processos licitatórios.

Na prática, a sondagem de mercado é uma ferramenta de inovação muito útil, pois busca no mercado as melhores práticas e modelos que sejam adaptáveis à realidade da Administração Pública.

Contratos de performance

Contratos de remuneração por performance, ou contratos de desempenho, são acordos nos quais a ESCO faz o investimento inicial, por meio de financiadoras ou com recursos próprios, e é remunerada com parte da economia gerada nas contas de seu cliente. Essa é uma prática comum em projetos de eficiência energética ao redor do mundo, também conhecida por project finance.

A remuneração é feita por performance ou desempenho, pois varia conforme o resultado atingido. Quanto melhor o projeto e a economia, maior a remuneração da ESCO. É uma oportunidade de a empresa investir em seu próprio negócio e do cliente reduzir seus gastos sem arcar com os riscos de alavancagem. 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip