Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Livro sobre Rubiane Maia reúne 60 obras dos dez primeiros anos da carreira da artista

Livro sobre Rubiane Maia reúne 60 obras dos dez primeiros anos da carreira da artista

Ao todo, serão publicados 300 exemplares do livro “Rubiane Maia: corpo em estado de performance”, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc

O livro sobre os dez primeiros anos da carreira da artista multimídia Rubiane Maia, mineira de nascimento e capixaba de coração, está prestes a ser lançado. A publicação reúne textos sobre os 60 primeiros trabalhos realizados por Rubiane, além de questões sobre arte, vida e obra, com todo o conteúdo escrito pelo curador, crítico de arte e pesquisador Lindomberto Ferreira Alves.

Rubiane nasceu em Caratinga (MG), mas morou em Vitória, no Espírito Santo, desde os quatro anos de idade. Atualmente, vive entre Vitória e Folkestone (Reino Unido), além de percorrer o mundo com suas apresentações. Seus trabalhos foram apresentados, mais de uma vez, em 13 países (além do Brasil). Ela já trabalhou com Marina Abramović, Ayrson Heráclito, Roberto Conduru e Marcelo Campos, só para citar alguns. Além de ter sido indicada, em 2017, ao “Prêmio Pipa”, uma das mais relevantes premiações, em âmbito nacional, da produção de Arte Contemporânea.

Ao todo, serão publicados 300 exemplares do livro “Rubiane Maia: corpo em estado de performance”, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult). Parte do material será distribuída gratuitamente, mas as taxas de envio serão custeadas pelos interessados. Mais informações pelo livro.rubianemaaia@gmail.com.

Lançamento

  A segunda sessão on-line de lançamento será no próximo dia 29 de março, a partir das 16 horas, com participação da artista multimídia Rubiane Maia; ao lado do cineasta, escritor e professor do curso de Cinema da Ufes, Erly Vieira Júnior; e da artista, escritora e pesquisadora Leila Domingues. As inscrições podem ser feitas pelo formulário (http://encurtador.com.br/dfpvI), até esta sexta-feira (26).

A primeira sessão aconteceu no último dia 15, com participação dos artistas, pesquisadores e professores de Artes da Ufes, Ricardo Maurício Gonzaga e Aparecido José Cirillo; e da pesquisadora, escritora e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rosane Preciosa Sequeira.

O projeto ainda contempla um Ciclo de Formação On-line em Performance, realizado nos dias 06, 13, 20 e 27 março, com orientação dos artistas Reyan Peronavo, Rebeca Ribeiro, Diego Nunes e Geovanni Lima. E tanto as duas sessões de lançamento quanto os quatro encontros do Ciclo de Formação serão disponibilizados no canal Livro Rubiane Maia, no YouTube.

Pesquisa

Fruto da dissertação de mestrado de Lindomberto Ferreira Alves, defendida em setembro de 2020 no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o livro tem como objeto de investigação a trajetória da artista multimídia Rubiane Maia, apresentando uma análise das relações entre arte e vida que perpassam a construção poética dela, entre os anos de 2006 e 2016.

“Eu investiguei, nos múltiplos registros processuais de Rubiane, tanto pessoais quanto artísticos, os deslocamentos do seu projeto poético, atendo-se no que nele diz respeito à singularidade dos modos com os quais a artista agencia o híbrido arte-vida-obra no campo de efetuações de seu saber-fazer artístico. Persigo a hipótese de que os processos criativos da artista produzem determinados registros e resíduos, presentes nos interstícios de suas ações performativas, que permitem situar em perspectiva as intenções reveladas de um trabalho ético sobre si, uma política de si, uma criação de si, e que buscam dar contornos mais expansivos e intensivos às maneiras de viver, à arte de viver”, diz o autor.

Lançamento do livro

Dia: 29 de março

Horário: 16 horas

Convidados: Rubiane Maia, Erly Vieira Júnior e Leila Domingues.

Inscrição: http://encurtador.com.br/dfpvI (de 22 a 26 de março)

Mais informações >> https://linktr.ee/livro.rubianemaia

Contato >> livro.rubianemaia@gmail.com

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip