Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Boas práticas do Estado na pandemia são destaque em encontro nacional do Controle Interno

Boas práticas do Estado na pandemia são destaque em encontro nacional do Controle Interno

A Secont apresentou aos gestores da área de Controle Interno as ações de transparência promovidas no Estado

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresentou as boas práticas do Estado em ações de controle durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)  a gestores da área de Controle Interno de todo o País.  A apresentação aconteceu na 37ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada por meio de videoconferência nesta terça-feira (30). 

A apresentação "Boas práticas nacionais e internacionais de controle interno no contexto da pandemia de Covid-19" contou com a participação do secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, que estava acompanhado dos auditores do Estado Simony Rátis e Valber Padilha; do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz; e do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle. 

A Secont apresentou aos gestores da área de Controle Interno as ações de transparência promovidas no Estado, como a disponibilização do Vacinômetro, e de controle, com a realização de auditoria na Campanha de Vacinação em parceria com a equipe da Gerência de Auditoria em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

 A auditoria está acompanhando todo o processo de imunização, desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização. 

Foram elaborados dois checklists com os itens a serem acompanhados na vacinação. O trabalho é feito por meio da aplicação de questionário a todos os 78 municípios capixabas. Também serão realizadas  visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação, para verificar de perto o processo de imunização. 

 "A aplicação da vacina é o momento final de uma cadeia de processos  que conta com etapas como a distribuição, armazenamento e agendamento das doses. E todas elas precisam funcionar muito bem para que a Campanha de Vacinação atinja seus objetivos. Por isso, a atuação do controle interno é fundamental", salientou Edmar Camata. 

Durante o encontro foram debatidos também temas ligados ao combate à corrupção e à atuação da auditoria interna. As Reuniões Técnicas do Conaci têm o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e expertises entre os profissionais que atuam na área e proporcionar o estabelecimento de parcerias para cooperação entre os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais. 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip