Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Polícia Militar do Espírito Santo completa 186 anos

Polícia Militar do Espírito Santo completa 186 anos

Neste ano, diante da pandemia, causada pelo novo coronavírus, não é possível celebrar a data como a Instituição sempre fez

Acostumada celebrar a data com cerimônias militares, eventos em locais abertos, exposições, apresentação da Banda de Música, entre outros, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) marca em sua história um 06 de abril diferente. Neste ano, diante da pandemia, causada pelo novo coronavírus, não é possível celebrar a data como a Instituição sempre fez.

Deixar de comemorar o seu marco vitalício não faz a Corporação abdicar de cumprir seu papel constitucional, que é o de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. Tampouco também não abandona sua tradição e os valores militares, pelo contrário, desde que se instaurou a pandemia da Covid-19 no mundo e seus reflexos no Espírito Santo, a PMES vem incansavelmente atuando para atender a sociedade capixaba. E isso acontece com o risco da própria vida, fazendo cumprir o juramento que cada policial militar fez ao ingressar na Instituição. Como diz a Canção do Soldado Capixaba:

“Sou soldado da terra de Ortiz

Missão nobre me impõe o dever.

Defender com ardor meu país

Pela Pátria vencer ou morrer”

Diante dos decretos, de todos os cuidados necessários a evitar a propagação do coronavírus e das mudanças que mexem com a rotina de toda a sociedade o papel da Polícia Militar, sem dúvidas, é essencial. Enquanto em algumas profissões é possível atuar em home-office ou fazer as adaptações necessárias para que se continue a trabalhar, com o serviço policial militar é diferente. Não é possível ficar em casa, é preciso ir às ruas.

Neste 06 de abril e em tantos outros que ainda virão, “Policial Militar, herói e protetor da sociedade”.

Breve Histórico

Ao longo de seus 186 anos a força pública do Estado do Espírito Santo passou por várias mudanças estruturais e após a Proclamação da República (15/11/1889) foram essas as denominações: Corpo de Segurança (1892), Corpo de Polícia (1898), Corpo Militar de Polícia (1908), Regimento Policial Militar (1924), Força Policial (1933); Polícia Militar (1934), Força Policial Militar (1940) e finalmente Polícia Militar (1946) denominação que permanece até os dias atuais.

A Polícia Militar tem como patrono o Capitão JOÃO ANTUNES BARBOSA BRANDÃO (Tenente Coronel Honorário do Exército), que por mais de dez anos esteve à frente da Companhia de Polícia (1873 a 1883), sendo reformado em 06/07/1883, com mais de 25 anos de serviços prestados à população capixaba.

A Polícia Militar se fez presente na Guerra do Paraguai (1865-1870) na Revolta de 1924 (São Paulo); Revolução de 1930; Movimento Constitucionalista de 1932 (São Paulo). Nos episódios de cunho estadual, destaca-se sua participação no conflito da Serra do Caparaó e a atuação na questão Lindeira, decorrente de conflitos surgidos nas zonas limítrofes de Minas Gerais e Espírito Santo, no norte do Estado, cuja solução final só se deu em 15 de setembro de 1963.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip