Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Aderes abre cadastro para empreendimento da Economia Solidária

Aderes abre cadastro para empreendimento da Economia Solidária

O objetivo do registro é o reconhecimento público desses grupos, proporcionando dessa forma, que eles tenham acesso às políticas públicas de economia solidária tanto na esfera nacional quanto estadual

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimentos das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei Estadual nº 8.256/2006, que Institui a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Espírito Santo, abriu cadastro de registro para Empreendimentos de Economia Solidária (EES) e Empreendimentos de Assessoria e Fomento (EAF) da categoria.  

O objetivo do registro é o reconhecimento público desses grupos, proporcionando dessa forma, que eles tenham acesso às políticas públicas de economia solidária tanto na esfera nacional quanto estadual, além de ter acesso a programas de financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços e outras ações voltadas para eles.

Os interessados em se cadastrar devem preencher o formulário de inscrição, clique aqui, e entregar os documentos listados no edital, como cópia do documento de identidade e CPF do responsável pelo preenchimento das informações, comprovante de endereço, entre outros. A entrega de documentos pode ser feita tanto presencialmente, na Aderes – que fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, 714, Ed. RS Trade Tower, 5º andar, Praia do Canto, Vitória – quanto pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento (AR).

Após a realização do cadastro e entrega da documentação, terá início o processo de análise que será realizado por uma equipe técnica que vai avaliar as fotos ou vídeos das peças, produtos e serviços, produzidos pelos empreendedores, assim como a documentação solicitada. A equipe terá um prazo máximo de 90 dias a partir da entrega dos documentos. Já o resultado da análise pela equipe técnica será apresentado até a primeira reunião do Conselho de Economia Solidária. O resultado será publicado no endereço eletrônico www.aderes.es.gov.br.

Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, o cadastro desses empreendimentos funcionará como a identidade da Economia Solidária. “Todo cadastro vai passar por análise, e assim que for aprovado pelo Conselho Estadual de Economia Solidaria, vai receber o Certificado de Empreendimento ou Entidade de Assessoria e Fomento da Economia Solidária, assim como o respectivo Registro. Por isso, é muito importante a identificação desses empreendimentos para que a política pública chegue efetivamente a quem precisa”, afirmou o diretor da Aderes.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o cadastramento desses empreendedores vai permitir que o Governo do Estado tenha uma identificação do segmento e dessa forma possa criar as políticas públicas para atender essa categoria.

Entenda

A Economia Solidária constitui-se de iniciativas que visam à organização, à cooperação, à gestão democrática, à solidariedade, à distribuição equitativa das riquezas produzidas coletivamente, à autogestão, ao desenvolvimento local integrado e sustentável, ao respeito ao equilíbrio dos ecossistemas, à valorização do ser humano e do trabalho e ao estabelecimento de relações igualitárias entre homens e mulheres na geração de produtos e serviços.

Saiba Mais

Veja Edital Completo

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip