Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Jovens da Serra produzem portal de notícias, revista digital e um curta-documentário

Jovens da Serra produzem portal de notícias, revista digital e um curta-documentário

Dez jovens residentes de Central Carapina e com idades de 15 a 29 anos serão contemplados pela iniciativa

O bairro Central Carapina, no município da Serra, vai ganhar nos próximos meses um portal de notícias, uma revista digital e um curta-documentário. Os produtos de comunicação são desenvolvidos por jovens moradores da comunidade, por meio do “Nois na mídia – notícias do Sossego”, projeto de comunicação e cultura desenvolvido dentro do bairro pelo pequeno negócio local AYA Fotonarrativas.

“Aqui dentro tem muitos jovens com talentos incríveis. O projeto vem para somar com as potencialidades da juventude no bairro que é criativa e que já produz conteúdo. O ‘Nois na mídia’ será uma construção coletiva com esses meninos e meninas”, conta a fotógrafa Naira Pinudo, uma das idealizadoras.

Dez jovens residentes de Central Carapina e com idades de 15 a 29 anos serão contemplados pela iniciativa. Além de participarem de todo o processo formativo e de construção do portal de notícias, cada jovem vai receber uma bolsa incentivo no valor de R$ 500. As oficinas que serão realizadas dentro do projeto são de: jornalismo, fotografia e produção audiovisual.

Curta-documentário

Outro produto de comunicação produzido pelos jovens participantes será a criação de um curta-documentário desenvolvido a partir da vivência dos jovens e suas interações com a comunidade. “A ideia é refletir sobre a juventude que vive em territórios periféricos e no caso específico, a juventude de Central Carapina. Acreditamos ser importante contarmos nossa própria história e a história do lugar onde estamos a partir das nossas próprias experiências com o local”, explica Lorraine Paixão, jornalista e idealizadora do projeto.

Revista “Inesquecíveis – personalidades do Sossego”

Paralelamente ao “Nois na mídia”, as jovens moradoras de Central Carapina, Naira Pinudo e Lorraine Paixão, irão realizar outro projeto de comunicação comunitária que é a criação da revista digital “Inesquecíveis – personalidades do Sossego”. A revista vai contemplar cinco jovens moradores de Central Carapina com idades entre 15 e 29 anos para um ciclo de oficinas de jornalismo e fotografia. Como incentivo, os cinco selecionados vão ganhar um kit de produção de conteúdo contendo: um tablet, um ring light e um fone de ouvido.

O objetivo do projeto é compartilhar com os educandos técnicas de entrevista, escrita e fotografia para que com essas ferramentas eles entrevistem cinco pessoas da comunidade e escrevam um perfil para cada entrevistado.

“Queremos contar as histórias de quem vive ou viveu aqui na comunidade e que estão em nossa memória afetiva. São pessoas inesquecíveis e que serão eternizadas na revista”, afirma Lorraine Paixão.

As inscrições para os dois projetos seguem até o dia 11 de abril. Os interessados podem acessar o endereço linktr.ee/aya.fotonarrativas ou entrar em contato pelo telefone (27) 9.9761-5734. Os projetos de comunicação comunitária “Nois na mídia – notícias do Sossego” e “Inesquecíveis – personalidades do Sossego” são uma realização da AYA Fotonarrativas e conta com o apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço

“Nois na mídia – notícias do Sossego” e “Inesquecíveis: personalidades do Sossego”

Inscrições: até 11/04

Público-alvo: jovens com idades entre 15 e 29 anos residentes de Central Carapina, Serra - ES

Link para inscrição: linktr.ee/aya.fotonarrativas

Mais informações: (27) 9.9761-5734

- Legenda da foto: Exposição no evento FAVELA CRIATIVA realizado em 2019 no bairro Central Carapina. (Foto: AYA Fotonarrativas) 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip