Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar passa atuar com profissionais nas SREs

Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar passa atuar com profissionais nas SREs

Cada SRE contará com dois profissionais selecionados e contratados por meio do Edital nº 24/2020

A Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) passará a atuar, na próxima semana, também nas Superintendências Regionais de Educação (Sedu), que será composta por profissionais de serviço social e psicologia. A Apoie já estava em atuação, mas com profissionais na Secretaria da Educação (Sedu) Central, conforme estabeleceu a Portaria nº108-R, publicada em 11 de novembro de 2019.

Cada SRE contará com dois profissionais selecionados e contratados por meio do Edital nº 24/2020, que terão como atribuições gerais: 

 - Contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes que estão na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo; 

- Fomentar, junto às escolas, a construção de narrativas e estratégias que colaborem para o bem-estar no ambiente escolar e para o melhor rendimento dos estudantes;  

- Apoiar e orientar as escolas no acolhimento e encaminhamento (caso seja necessário) de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais dos estudantes, bem como impulsionar a articulação com os equipamentos de proteção à criança e ao adolescente.  

De acordo com as diretrizes de atuação dessas equipes, elaboradas pela Apoie Central, o trabalho será norteado por dois eixos: “Prevenção e Diálogos” e “Apoio, Acolhimento e Orientações”, nos quais estão previstas atividades, tais como: fóruns multidisciplinares; rodas de conversa com os estudantes; ações coletivas de acolhimento aos profissionais; campanhas e projetos sobre temáticas que impactam nas demandas psicossociais; proposição de formações e parcerias que agreguem a comunidade escolar na perspectiva da saúde mental e questões sociais, além do apoio e orientações em casos específicos de cada unidade escolar. 

Os profissionais selecionados participarão da formação inicial, com carga horária de 100 horas. Nos dias 13 e 14 de abril, serão realizados os primeiros encontros on-line dessa formação, com a participação das equipes Apoie-SRE’s, dos superintendes, supervisores pedagógicos e supervisores escolares. 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip