Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Secult realiza lançamento coletivo de livros contemplados em Edital de literatura

Secult realiza lançamento coletivo de livros contemplados em Edital de literatura

Ao todo, foram distribuídos 1700 livros para o público que passou pelo evento

Dezessete livros de temas como crônicas, infanto-juvenil, contos, poesias, biografias e romance foram lançados juntos em uma noite dedicada à literatura capixaba. O tradicional evento de Lançamento Coletivo de livros premiados nos Editais da Secult aconteceu na última quinta-feira (28), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a presença de amantes da literatura que tiveram a oportunidade de conhecer os autores das obras e levar para casa um exemplar autografado de cada um. Ao todo, foram distribuídos 1700 livros para o público que passou pelo evento.

A diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), Ana Maria Silva, abriu a cerimônia com um trecho do texto “O livro” do escritor argentino Jorge Luis Borges: “Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso, sem dúvida, é o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio, o telescópio, são extensões de sua vista; o telefone é extensão da voz; depois temos o arado e a espada, extensões de seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação”.

Em seguida, uma das autoras que lançou sua obra, Rita Uliana, fez um discurso representando os escritores. Ela falou sobre a importância de um edital de incentivo à literatura, que garanta a publicação e a distribuição gratuita para todo o Estado. “Isso faz com que a obra não se restrinja aos espaços metropolitano ou classes abastadas. A ascensão da minha obra me motivou a escrever uma segunda, uma terceira. Isso só foi possível porque a aprovação da banca me mostrou que era possível. A obra escrita só tem vida se houver leitor”.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, comentou sobre o papel central da cultura na nossa vida, nas transformações sociais e no senso de pertencimento. “Eu acredito na cultura em todas as suas dimensões, simbólica, cidadã e econômica. A Secult enxerga a potência do livro e da leitura como parte desse atalho. Seja no espaço de nossas bibliotecas, seja agora, através do financiamento da produção e difusão dessas obras e colocando em circulação, só nessa leva de editais de literatura, mais de 18 mil exemplares”, afirmou.

Fabricio Noronha ainda explicou sobre a difusão e distribuição das obras. “São mais de 4500 livros distribuídos gratuitamente nas bibliotecas de todos os 78 municípios da Grande Vitória, nas dez bibliotecas dos terminais de ônibus da Grande Vitória e nos dois carros da Biblioteca Móvel, com atuação itinerante por bairros de Vitória.

Após a cerimônia de abertura, foi dada a largada para a noite de autógrafos e a distribuição dos livros para o público presente.

Confira a lista de livros lançados:

EDITAL Nº 007/2018

_Fabíola Mazzini Leone, Rotina dos ossos;

_Marciel da Silva Cordeiro, Caminho para o Texas;

_Getulio Sérgio Souza Pinto, Calor Outro;

_Gabriel Bourguignon Vogas, Golo;

_Fausto Ramos dos Santos, O Padrão dos Dedos;

_Rita Uliana, Trechos de Trilhas: Memórias;

_Jonas Rosa dos Reis, A lenda do lagarto azul;

_Danyel Ferreira Sueth, Depois que o sol se põe;

_Fernanda Broedel, Labirinto Mínimo;

_Neusa Maria Jordem Almança Possatti, Menina Inventada;

_Marília Carreiro Fernandes, Lama.

EDITAL Nº 008/2018

_Cínthia Ferreira de Souza Vogas, O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes;

_Lívia de Azevedo Silveira Rangel, Lídia Besouchet e Newton Freitas: Intelectuais Fronteiriços (1938-1950);

_Juliano Motta Silva, Lembranças do Rio Marinho: Aspectos de história e memória de um rio capixaba;

_Osvaldo Martins de Oliveira, Projeto político de um território negro: memória, cultura e identidade quilombola em Retiro, Santa Leopoldina; 

_Genildo Coelho Hautequestt Filho, Arquitetura urbana do café em Muqui;

_Elda Alvarenga, Professoras primárias: As pioneiras na feminização do magistério capixaba (1845-1920).

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip