Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Livro de fotografias de Carlos Antolini registra 30 anos da dança profissional no Espírito Santo

Livro de fotografias de Carlos Antolini registra 30 anos da dança profissional no Espírito Santo

Carlos Antolini lembra o tanto que a fotografia mudou nessas últimas três décadas

O Livro "Instantes Visíveis – Três Décadas de Dança Contemporânea Capixaba", que será lançado nesta quarta-feira (dia 28), às 20h10, pela plataforma Zoom, traz a memória fotográfica da dança no Espírito Santo desde a sua profissionalização, em meados da década de 1980. A partir da fusão de duas artes, a dança e a fotografia, a obra proporciona uma viagem no tempo por espetáculos, coreografias e palcos, registrando essa história por meio tanto das imagens quanto das informações sobre as Companhias profissionais de dança do Estado.

A idealização do projeto é do fotógrafo Carlos Antolini, que há mais de 30 anos trabalha registrando espetáculos e companhias de dança capixabas. O livro é financiado por meio do Edital Setorial de Dança da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

O ano de 1986 marcou o início da dança profissional do Espírito Santo, com o surgimento das duas primeiras Companhias. O livro traz registros fotográficos desde a década de 1980, de espetáculos protagonizados por diversas companhias de dança do Estado. A obra traz ainda fichas técnicas, com listagem de bailarinos e coreógrafos de Companhias profissionais que atuaram no Espírito Santo desde então, inclusive daquelas que não estão mais na ativa.

Carlos Antolini lembra o tanto que a fotografia mudou nessas últimas três décadas: “Quando comecei a fotografar os espetáculos, a iluminação dos teatros era precária. Naquela época, o laboratório de revelação era meu maior aliado. Nós só conseguíamos um clique por movimento do bailarino. Então, era preciso aprender a ler o movimento para tirar a foto no momento correto”, diz o fotógrafo. Ele lembra ainda que, no período da fotografia analógica, cada espetáculo rendia pouco mais de 100 imagens. Hoje, um fotógrafo chega a fazer dois mil cliques em uma única apresentação.

O livro faz o resgate da história da dança profissional capixaba, mostrando o enlace artístico dos mundos da dança e da fotografia. Configura-se, assim, um registro importante para a cultura capixaba, sistematizando informações e permitindo que a história da dança contemporânea profissional do Espírito Santo não se perca. Carlos Antolini destaca que "Instantes Visíveis" é fruto de um sonho: tornar públicas as imagens que ele vem registrando como fotógrafo nos diversos palcos capixabas e do País. “A ideia é valorizar e fortalecer o trabalho, muitas vezes pouco reconhecido, de bailarinos, coreógrafos, diretores de companhias e todos os profissionais envolvidos com a dança profissional no Estado”, conta.

Serviço

Lançamento –  "Instantes Visíveis – Três Décadas de Dança Contemporânea Capixaba"

Data: 28/04 (quarta-feira), às 20h10.

Link: https://us04web.zoom.us/j/108442436
 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip