Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Chope artesanal e petiscos variados: negócio familiar ganha força com apoio do Bandes

Chope artesanal e petiscos variados: negócio familiar ganha força com apoio do Bandes

Toda a infraestrutura para adequação do espaço de atendimento aos clientes da Choperia Melotti foi possível com o financiamento do banco

O mercado das cervejas no Brasil está mudando, assim como o paladar dos seus apreciadores. E quem ‘puxa’ o setor com novidades e crescente participação no mercado são as cervejas e chopes artesanais. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2018, por exemplo, houve um crescimento de 35% no ramo.

A diversão e lazer para alguns também é uma oportunidade de negócio para empreendedores atentos às mudanças comportamentais de hábitos de consumo. No bairro Mata da Praia, em Vitória, a Choperia Melotti é a responsável por oferecer um ambiente despojado e confortável para os que buscam relaxar e se divertir com os amigos.

O empreendimento, criado pelos irmãos Cleuber Melotti e Eder Melotti, dispõe de diferentes tipos de cervejas artesanais, chopes, vinhos e drinks, além de uma variedade de petiscos que caem bem como acompanhamento para as bebidas. Para oferecer os serviços, a choperia contou com aportes do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), vinculado ao Ministério do Turismo, que tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como repassador exclusivo dos recursos no Estado.

A Choperia Melotti ocupa um importante papel na história do Fungetur na capital capixaba, sendo o primeiro empreendimento de Vitória a ser financiado pelo fundo, que desde 2018, já beneficiou 11 empreendimentos capixabas do setor turístico, entre eles bares, restaurantes, parques temáticos e empresas do ramo de hospedagem, com aproximadamente R$ 3,3 mi em recursos liberados.

Com o aporte, os irmãos Melotti investiram na estruturação do espaço, idealizado pela paixão de ambos pelo setor cervejeiro, visto que, desde 2015, Cleuber e Eder têm a produção de cervejas artesanais para consumo de amigos e familiares como hobby. Hoje, eles comercializam produtos de diferentes cervejarias, a maioria de produtores do Espírito Santo.

Os recursos contratados junto ao Bandes possibilitaram aos empreendedores investirem na adequação do espaço como obras cíveis e aquisição de equipamentos, como câmara fria, utensílios para a cozinha e banheiro do estabelecimento.

Toda a infraestrutura para adequação do espaço de atendimento aos clientes da Choperia Melotti foi possível com o financiamento do banco. Modelos de negócios como estes voltados ao setor turístico e lazer podem contar com recursos do Fungetur que contam com linhas de crédito com objetivo dar uma maior facilidade a esses empresários em contratar operações de financiamento em condições favoráveis ao desenvolvimento de seus negócios e desenvolvimento do setor turístico.

Outros modelos de negócio também contam com recursos próprios do Bandes, podendo o empresário procurar o banco para ser orientado sobre o projeto de financiamento e a solução de crédito mais adequada ao plano de negócios pretendido.

Um empreendimento familiar

Para o bom desenvolvimento do negócio, os irmãos precisaram do reforço da família, Kátia Regina Melotti (esposa de Cleuber), Maria Aurea Melotti e Larissa Melotti (esposa e filha de Eder, respectivamente) abraçaram o sonho e são o suporte que faz o espaço funcionar a todo vapor.

Assim como todo empreendimento familiar, os papéis e responsabilidades no desenvolvimento do negócio devem ser claras para todos os membros. No empreendimento, a Kátia é a responsável pelo controle e funcionamento do caixa da choperia.

A analista judiciária aposentada, Maria Aurea conta que é uma espécie de “faz tudo” no negócio. “Eu auxilio nas atividades da cozinha, no atendimento aos clientes, no caixa... e onde precisar. Estou sempre disposta a dar suporte para manter a qualidade do negócio da nossa família”, destaca Maria Aurea.

Já a estudante de arquitetura, Larissa Melotti, é a responsável por toda identidade visual da choperia, desde pensar e selecionar a estrutura e objetos que compõem o espaço físico da choperia, até o layout do cardápio.

Feito em família, não poderia ser diferente que o ambiente fosse pensado para atender à demanda de uma clientela que procura um ambiente acolhedor. “A característica mais marcante da Choperia Melotti é ser um ambiente preocupado com o cuidado e bem-estar dos nossos clientes, é um ambiente de família para famílias”, descreve o sócio Eder Melotti.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip