O Exame Nacional do Ensino Médio, criado em desde 1998 tem o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos durante a educação básica.
A avaliação é feita na 3ª série do ensino médio, no entanto, muitos estudantes participam desde a 1ª série como treineiros, pois isso permite que conheçam a forma de avaliar, treinam o equilíbrio durante uma prova tão extensa e se familiarizam com a famigerada “redação do ENEM”.
Há estudantes que não anseiam o curso superior, mas para os que sonham com a faculdade, essa é uma porta que se abre quando há sucesso no ENEM.
A EEEEM Professora Ana Maria Carletti Quiuqui , em Águia Branca, tem desempenhado seu papel de estimular, motivar e dar condições para que os estudantes sejam bem sucedidos nesse momento, já que considera um passo que define a vida do estudante no Ensino Superior.
Uma das oportunidades é a parceria que a SEDU tem com a plataforma LETRUS, um canal de interação entre os jovens, professores e escola, onde estes estudantes desenvolvem , em média, uma redação a cada 15 dias, posta na plataforma e recebe o feedback com nota, considerações e sugestões acerca da sua redação.
Para isso há o empenho e a orientação do professor de Língua Portuguesa e o monitoramento dos resultados com o intuito de melhorar o engajamento e a nota dos alunos.
Devido a esse tripé que tem funcionado perfeitamente a Escola Ana Maria teve 11 notas acima de 800 pontos no ENEM 2023, um resultado considerado muito exitoso e que permite pensar que esta escola está desempenhando seu papel com maestria.
Fica a gratidão à SEDU, pela parceria, aos professores que se empenham tanto e ao comprometimento dos estudantes e suas famílias nessa vitória.
(Por Professora Néia Bergamaschi)