Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Boa Esperança em estado de emergência por causa da dengue

Boa Esperança em estado de emergência por causa da dengue

A Secretaria de Saúde promoveu uma reunião no gabinete do prefeito para avaliar a situação epidemiológica do município e discutir as ações de combate à dengue

A prefeitura de Boa Esperança decretou na semana passada, situação de excepcional emergência, em função do avanço da dengue em vários locais da cidade.

O Decreto nº 6367/2020 foi assinado pelo prefeito, Lauro Vieira, e pela secretária de Saúde, Ana Rosa Marin. Ele tem prazo de 120 dias e pode ser prorrogado, caso a Secretaria de Saúde entenda que ainda precise de medidas emergenciais para conter a epidemia.

Para justificar a situação, o município cita no decreto que Boa Esperança é considerado, pela Secretaria de Estado da Saúde, como alto risco para uma epidemia de dengue.

Segunda a Vigilância em Saúde, do mês de dezembro até o último dia 15 de janeiro foram 102 casos, sendo 41 registrados no Centro da cidade, 23 no bairro Nova Cidade, 20 em no bairro Vila Tavares e 18 na Comunidade Quilômetro Vinte.

Com o objetivo de avaliar a situação epidemiológica de Boa Esperança e discutir as ações de combate à dengue, além de traçar novas estratégias para enfrentar a crescente incidência da doença, que já afeta vários locais na sede do município, a Secretaria de Saúde promoveu uma reunião no gabinete do prefeito na quarta-feira (15).

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, é uma obrigação do município, mas necessita da participação da população, que, por sua vez, deve adotar medidas simples e diárias em suas respectivas residências.

Limpeza de terrenos baldios

Pelo decreto, como medida emergencial, a secretaria de Desenvolvimento Urbano deverá fazer a limpeza imediata de todos os terrenos baldios e imóveis abandonados do município. Os proprietários dos imóveis serão devidamente advertidos de que a continuidade da infração implicará na aplicação da Lei nº 0.853, de 16 de dezembro de 1993, art.16 e art.17, §1 e §2, e portanto, deverão fazer a limpeza periódica dos respectivos terrenos.

Outra prerrogativa prevista no decreto é que a equipe de Vigilância em Saúde, com o auxílio dos demais órgãos municipais envolvidos nas ações de combate e prevenção à dengue, a exemplo dos agentes comunitários de saúde, poderão entrar nas casas fechadas ou abandonadas, especialmente aquelas cujos titulares, ao serem convocados para abrir seus imóveis e permitir acesso a todas as dependências, não atenderem tal solicitação.

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde

De acordo com a secretária Ana Rosa Marin, desde o mês de dezembro a equipe responsável pelo referido trabalho vem fazendo campanhas e mutirões nos locais mais afetados, além da veiculação de mídias informativas e de conscientização nos meios de comunicação, bem como, divulgação de comunicados nas igrejas do município. O trabalho é feito com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que visitam diariamente as residências das famílias.

A Prefeitura de Boa Esperança disponibilizou um telefone exclusivo para reforçar o combate ao mosquito transmissor Aedes Aegypti, o Disque Dengue 99700-2269.

Mutirões

Hoje (20) e amanhã (21) as equipes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano realizarão mutirões de combate a Dengue em todos os bairros e distritos.

(Informações: Rede Notícia - Jhon Martins)

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip