Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Técnicos da Força Nacional do SUS estão em Mimoso do Sul para reforçar assistência às vítimas das chuvas

Técnicos da Força Nacional do SUS estão em Mimoso do Sul para reforçar assistência às vítimas das chuvas

A equipe ficará subordinada à Secretaria da Saúde (Sesa) e à Secretaria Municipal de Saúde

Já se encontra em Mimoso do Sul a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS). A equipe composta por cinco técnicos chegou ao município nesta quinta-feira (28), após o Governo do Estado solicitá-la ao Ministério da Saúde, em decorrência das fortes chuvas que devastaram a cidade, no último fim de semana.

O acionamento da FN-SUS se baseia, legalmente, no Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, no último sábado (23). Por meio desse ato, o governador Renato Casagrande decretou a Situação de Emergência em Mimoso do Sul e em outros 12 municípios sulinos também afetados.

Os cinco profissionais de saúde (um médico e quatro enfermeiros) têm ampla experiência em situações de desastre. A Força Nacional contribuirá com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. A equipe ficará subordinada à Secretaria da Saúde (Sesa) e à Secretaria Municipal de Saúde.

Inicialmente, a FN-SUS dará suporte ao Hospital Apóstolo Pedro, apoiando e direcionando ações a partir do aumento de demandas a surgirem na unidade. Também atuarão nas avaliações do cenário de Mimoso do Sul e de municípios do entorno – para, se necessário, acionar mais profissionais – e a criação de novos pontos estratégicos para oferta de serviços de saúde.

 

Cenário atual do município é apresentado em reunião virtual

Em reunião virtual promovida na tarde dessa quarta-feira (27), com a participação do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; de subsecretários e do secretário de Saúde de Mimoso do Sul, Eliédson Morini; a equipe da força-tarefa especial de atendimento in loco apresentou o cenário encontrado no município e sua evolução para o cenário atual, ocasionada pelas ações definidas no Plano de Resposta à Emergência.

Na terça-feira, já havia sido iniciado em Mimoso do Sul o restabelecimento de serviços essenciais, como fornecimento de água, energia elétrica e internet, além da ampliação de pontos de atendimentos básicos (provisórios e volantes) e da organização dos abrigos e do fluxo de doação de medicamentos e insumos.

Na ocasião, também foram relatados os cenários encontrados em Apiacá e Bom Jesus do Norte. A força-tarefa da Sesa apresentou ainda os pontos críticos identificados e os encaminhamentos para resolvê-los.

“De nossa parte, continuamos a encaminhar materiais e medicamentos. Mesmo assim, estamos monitorando para não haver excesso de estocagem e, com isso, desperdícios. No mais, parabéns à equipe pela apresentação e pelas ações feitas até agora. Mas ainda temos muito trabalho pela frente”, destacou Miguel Duarte. 

“Agradeço a todos os profissionais envolvidos na força-tarefa. Tem sido muito importante tê-la aqui conosco. Pois, além de ter expertise, também nos dá apoio emocional”, frisou Eliédson Morini.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip