Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Ferramenta do Governo do Estado facilita compra de medicamentos durante pandemia

Ferramenta do Governo do Estado facilita compra de medicamentos durante pandemia

O portal, desenvolvido por técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), está em funcionamento desde agosto de 2019

Uma ferramenta criada pelo Governo do Espírito Santo tem auxiliado na compra de medicamentos durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Trata-se do Portal de Preços NF-e, ferramenta capaz de gerar informações de preços representativos no mercado de medicamentos, a partir da base da Nota Fiscal Eletrônica.

Para o pregoeiro da Secretaria da Saúde (Sesa), Rafael Freitas de Araújo, o processo de compra nem sempre é algo simples, pois envolve, além do preço, a disponibilidade de entrega das mercadorias, que ficou mais difícil neste período de alta procura por esses produtos.

“As aquisições de medicamentos, em alguns casos, são complexas, haja vista que hoje o medicamento custa um valor x aos governos de um modo geral. Amanhã, o mesmo medicamento pode custar o dobro ou mais, seja pela pandemia, pela falta de matéria-prima no mercado, pela alta do dólar, ou outros fatores”, explica Araújo.

“Em determinados medicamentos, a mudança de preço é tão drástica que precisamos realizar várias licitações até conseguirmos efetuar a compra e chegarmos ao preço pago no mercado atual”, acrescenta o pregoeiro da Sesa.

O portal, desenvolvido por técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), está em funcionamento desde agosto de 2019 e ganhou uma projeção maior neste período, tanto que as consultas no Portal aumentaram consideravelmente durante a pandemia. Segundo dados do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas (Sigefes), em 2019 foram gastos em torno R$ 126,5 milhões em medicamentos. Em 2020, até agosto, os gastos superam R$ 95,4 milhões.

Notas fiscais eletrônicas

A agilidade no Portal de Preços é fruto da verificação de Notas Fiscais eletrônicas. Como o Portal utiliza essas informações, o Governo do Estado consegue pesquisar as informações de preços dos medicamentos de forma mais rápida e ágil. “Pelo que percebemos ao utilizar algumas plataformas de preços, o lançamento de preços na Sefaz é mais ágil, já que que é atualizada a cada 30 dias, em média”, compara Rafael de Araújo.

De acordo com o analista de sistema Diego Coimbra, a Secretaria da Fazenda tem um grande volume de informações referentes à NF-e, o que aumenta as potencialidades do Portal.

“A base que utilizamos é muito consistente e tem um alto grau de assertividade. O cálculo é feito com base nos valores das vendas feitas para o mercado. Com isso, o Estado consegue definir melhor os valores das licitações, sem pagar acima do mercado, mas também diminuindo o risco de que a licitação seja deserta por conta do preço”, afirma Coimbra.

Agora, o próximo passo é preparar a ampliação do sistema para outras áreas. “A Secretaria de Saúde tem utilizado muito para a verificação de preço e disponibilidade dos remédios, mas vamos trabalhar para que diversos bens e produtos sejam catalogados para que outras compras do Governo possam ser feitas com o apoio do Portal de Preços”, informa o subgerente de Avaliação e Controle do Gasto e Consultor do Tesouro Estadual, Julierme Tosta.

Existe também a possibilidade de a ferramenta ser disponibilizada para outros estados e também para os municípios do Espírito Santo.

Agilidade para beneficiar as pessoas

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destaca o lado humano do Portal de Preços. “Essa é uma ferramenta tecnológica criada para facilitar a compra de medicamentos. Isso, no fim do processo, vai beneficiar as pessoas que precisam desses remédios, melhorando a qualidade de vida da população. Esse é o nosso objetivo: fazer com que a integração entre diferentes atores do governo estadual resulte num benefício claro para os cidadãos do Espírito Santo”, avalia.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip