Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sedes debate Desenvolvimento da região sul do Estado em evento virtual

Sedes debate Desenvolvimento da região sul do Estado em evento virtual

O encontro foi mediado pelo diretor-presidente do movimento Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro

Infraestrutura, oportunidades e desenvolvimento no Estado foram os assuntos tratados durante o webinar “Juntos pela criação da Plataforma Logística Sul Capixaba”, organizado pelo Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes) e contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, que apresentou um panorama de ações em andamento com foco na melhoria da infraestrutura para a região sul do Estado.  O encontro foi mediado pelo diretor-presidente do movimento Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro.

Marcos Kneip sinalizou que a melhoria da infraestrutura é um dos pilares para o desenvolvimento e um grupo de trabalho foi constituído com a Sedes, Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o Ministério da Infraestrutura e a Vale S.A para acompanhar o andamento das articulações em torno da Estrada de Ferro a EF-118, em particular o ramal Cariacica-Anchieta.

“As discussões em torno do ramal estão adiantadas. O Espírito Santo precisa executar o que já está ao seu alcance. Nossa prioridade, neste momento, é confirmar, chancelar o ramal de Anchieta, que irá potencializar a região. O Porto Central também é uma prioridade para o Estado”, pontuou o secretário. 

Porto Central, que vem se consolidando como uma nova oportunidade, servirá a empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola e de apoio à indústria offshore. Em maio, a Prefeitura de Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo, assinou um termo de cooperação técnica com o Porto Central, uma das condicionantes feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a instalação do empreendimento no município e que faz parte das diretrizes socioeconômicas.

Kneip destacou que o Governo do Estado preza pelo desenvolvimento regional sustentável e que dentro do plano de ações vigente, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento têm se mostrado eficientes ampliando a participação de todos os segmentos da sociedade na busca pelo crescimento equilibrado no Espírito Santo. Os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy são monitorados pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Litoral Sul.

Além do secretário, participaram do encontro a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Secti), Cristina Engel de Alvarez; e o secretário de Estado da Cultura (Secult), Fabrício Noronha. Ambos integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento criados pelo Governo com a participação de atores da sociedade civil, representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), empresas privadas com o intuito de manter diálogo aberto, democrático e participativo visando à retomada do desenvolvimento sustentável em todas as regiões.

“Os conselhos representam o verdadeiro valor da democracia dando oportunidade a todos. Eles têm se mostrado bastante eficientes apontando as potencialidades de cada região”, disse a secretária Cristina Engel.  

Participaram do evento o presidente do Movimento empresarial Sul Capixaba, José Bessa Barros; o presidente do Porto Central, José Maira Vieira Novaes; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Tales Pena Machado; e o diretor-presidente do Movimento Espírito Santo em Ação, Fábio Brasileiro.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip