Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Empresa capixaba apoiada pela Fapes vence ‘copa do mundo’ das startups

Empresa capixaba apoiada pela Fapes vence ‘copa do mundo’ das startups

O projeto desenvolvido é disponibilizado por meio de um aplicativo para telefone celular

“Inovação, por meio da tecnologia, pode mudar a vida das pessoas, especialmente aquelas que mais precisam”. Esse é o lema da Jade Autism, que desenvolve soluções terapêuticas em formato de games para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas. A startup conta com o apoio do Programa Centelha ES, que é uma realização da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), autarquia federal, e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Este ano, a empresa venceu o Supernova Challenge, a 'copa do mundo' das startups.

O projeto desenvolvido é disponibilizado por meio de um aplicativo para telefone celular. Enquanto o jogador interage com o game, o sistema coleta dados do seu comportamento e estimula a realização de associações com figuras do dia a dia, como animais, números, letras, objetos e cores. As informações coletadas viram relatórios em formato de dashboard e são disponibilizadas para os terapeutas dessas crianças e adolescentes com deficiências cognitivas, possibilitando um tratamento mais eficaz.

A feira Supernova Challenge foi realizada entre os dias de 06 e 10 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A startup Jade Autism venceu na categoria Melhor Impacto Social e Ambiental do prêmio e também participou da área de exposição.

Ronaldo Cohin, bacharel em Ciência da Computação e desenvolvedor de software, é o CEO e fundador da Jade Autism. A startup surgiu a partir da necessidade encontrada por ele de auxiliar seu filho, diagnosticado com autismo de alta funcionalidade, aos dois anos de idade.

O projeto foi desenvolvido com o auxílio de terapeutas e profissionais especialistas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Espírito Santo (Apae-ES). Em 2020, a empresa brasileira participou da Gitex Future Stars, em Dubai, uma das maiores feiras de negócios e inovação do mundo.

Centelha ES

Por meio da atuação conjunta da Finep e do MCTI, com parceiros estaduais, o Programa pretende incentivar o empreendedorismo inovador em todo o território nacional. A ideia é ampliar a quantidade e melhorar a qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação no Brasil – como incubadoras e aceleradoras de empresas, entre outros. Além disso, o Centelha também visa a incentivar a criação de empresas inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País.

Começaram a ser desenvolvidas no Espírito Santo, em 2020, o total de 54 ideias inovadoras, com o apoio do Programa Centelha ES, gerido pela Fapes. Os empreendedores com projetos contratados têm à disposição um conjunto de benefícios, entre eles recursos financeiros, por meio de subvenção econômica para desenvolver seu negócio; capacitações e suporte para alavancar o empreendimento; acesso a instituições de ciência, tecnologia e inovação, incubadoras e a potenciais investidores.

A iniciativa é promovida em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).


Com informações da Finep

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip