Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Equipe da SEDH vivencia experiência de um dia na comunidade quilombola em Vargem Alta

Equipe da SEDH vivencia experiência de um dia na comunidade quilombola em Vargem Alta

A equipe foi recebida com café da manhã, levada para um passeio na comunidade e também realizou um bate-papo sobre as políticas públicas desenvolvidas pela SEDH e o Governo do Estado

Servidores e servidoras da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) participaram de uma atividade no Quilombo de Pedra Branca, em Vargem Alta, onde debateram sobre políticas públicas e puderam vivenciar a rotina da comunidade. A visita marcou o início de um projeto da Subsecretaria de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, que visa a um contato mais próximo com as comunidades quilombolas no Espírito Santo.

A atividade foi a extensão de uma primeira visita que ocorreu em dezembro de 2020, quando a equipe da Gerência de Promoção de Igualdade Racial esteve na comunidade para levar donativos arrecadados por meio do programa ES Solidário. Na última semana, 15 servidores e servidoras da SEDH tiveram a experiência de contato com o quilombo.

A equipe foi recebida com café da manhã, levada para um passeio na comunidade e também realizou um bate-papo sobre as políticas públicas desenvolvidas pela SEDH e o Governo do Estado.

Houve ainda uma apresentação de caxambu, que é uma dança de origem africana ao som de tambores, além de almoço, quando foram apresentadas as comidas típicas: lasanha de jiló, feijoada tradicional, galinha caipira com angu e doces caseiros, sendo tudo preparado no local.

“Vivenciamos a realidade da comunidade de Pedra Branca, suas dificuldades, suas demandas, e vamos construir fluxos para auxiliá-los, mas também conhecemos a parte turística e gastronômica. Nesse sentido, começamos a avaliar o potencial turístico do sítio histórico, que é riquíssimo e precisa de desenvolvimento. Estamos no início de um trabalho promissor de projeção dessas comunidades para o turismo”, explicou o subsecretário de Estado da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola.

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, avalia que é possível “promover a dignidade para essas pessoas sem tirar delas aquilo que é tradicional e cultural”. “Mas trazendo reconhecimento e fazendo com que as tradições da comunidade se mantenham e resistam”, definiu Edineia Oliveira.

A equipe da SEDH foi recebida pela comunidade de Pedra Branca e também pelo prefeito eleito, Elieser Rabello; pelo vice-prefeito, Alan Lopes Altoé, e pela secretária municipal de Educação, Michele Sampaio, além de vereadores.

Toda a programação na comunidade foi realizada cumprindo os protocolos de saúde contra a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) e nenhum dos participantes era do grupo de risco para a doença.

 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip