Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Sedes discute projetos conjuntos com embaixador de Cabo Verde

Sedes discute projetos conjuntos com embaixador de Cabo Verde

O cônsul Fred Rosalem enfatizou que Cabo Verde é um importante aliado do Espírito Santo em demandas de importação e exportação

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, se reuniram, nesta terça-feira (19), por meio de videoconferência, com o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre d’Oliveira, e com o cônsul Fred Rosalem. Durante o encontro, as autoridades discutiram a possibilidade de criação de projetos conjuntos nos setores comerciais e de turismo.

Kneip reforçou que o Espírito Santo está aberto ao diálogo internacional e destacou potencialidades, como o equilíbrio fiscal, que permite a consolidação de parcerias para o desenvolvimento econômico do Estado. “Desde 2012, alcançamos a Nota A no Tesouro Nacional, com um resultado da condução responsável em eficiência na gestão. Estamos em 5° lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, bem como é importante destacar que o Espírito Santo tem a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, pontuou.

“Além disso, para nós, é extremamente importante interagir com as embaixadas, especialmente a da República de Cabo Verde. Vamos manter em pauta agendas para analisar as possibilidades e oportunidades para construir juntos esse canal permanente para estimular o intercâmbio cultural. Coloco a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) à disposição para futuras parcerias e contatos”, acrescentou o secretário de Estado de Desenvolvimento.

De acordo com o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre, a reunião teve a finalidade de estreitar os laços com o Espírito Santo. “Esse foi o primeiro contato virtual com a Sedes e espero que mais encontros como este venham a ser realizados em breve, com o intuito de render bons frutos para o futuro comercial de ambas as regiões. Certamente, grandes projetos poderão ser desenvolvidos a partir desta primeira conversa para fortalecer as relações comerciais, turísticas e internacionais”, sinalizou Chantre.

Já o subsecretário Gabriel Feitosa destacou que o encontro inicial pode resultar em futuros acordos para o Estado. “Dentro da política de diplomacia nesse relacionamento com Cabo Verde existe a sinergia de produtos importados, notadamente os pescados, e produtos de exportação agrícolas e minerais, além de excelente potencial turístico de ambos os locais. Assim como as demais parcerias, a nossa intenção é assinar um Protocolo de Colaboração entre Cabo Verde e Espírito Santo”, afirmou Feitosa.

O cônsul Fred Rosalem enfatizou que Cabo Verde é um importante aliado do Espírito Santo em demandas de importação e exportação. “Atualmente, Cabo Verde importa muitos produtos capixabas, como materiais de construção, arroz e feijão, e exporta pescados. Essas trocas são essenciais para o intercâmbio comercial e de turismo”, disse.

Sobre Cabo Verde

Localizado na zona equatorial do oceano Atlântico, no continente africano, a 500 quilômetros da costa do Senegal, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip