Novos postos de trabalho no Espírito Santo
Novos postos de trabalho no Espírito Santo

Última Hora

Governo anuncia suspensão do transporte coletivo no Espírito Santo

Governo anuncia suspensão do transporte coletivo no Espírito Santo

No serviço metropolitano de transporte coletivo (Transcol), a redução de passageiros foi em média de 20%, quando o esperado para o período de quarentena era uma redução de 50%

O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (25), a suspensão do transporte coletivo em todo o Espírito Santo a partir deste domingo (28) até o dia 04 de abril, como medida restritiva adicional visando o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). A medida vai atingir 100% dos coletivos dos serviços metropolitano (Sistema Transcol), rodoviário (intermunicipal e interestadual) e os municipais nas cidades que possuem o serviço. O transporte férreo de passageiros também ficará suspenso neste período.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a decisão foi tomada com objetivo de reduzir a interação entre as pessoas. "Estamos em um momento crítico e para frear o avanço da contaminação do novo coronavírus precisamos reduzir drasticamente a mobilidade das pessoas nas cidades e entre elas. É uma medida extrema que só está sendo adotada porque verificamos que a primeira semana de quarentena não reduziu o deslocamento das pessoas como esperávamos", explicou.

No serviço metropolitano de transporte coletivo (Transcol), a redução de passageiros foi em média de 20%, quando o esperado para o período de quarentena era uma redução de 50%.

Ainda de acordo com o secretário, a medida foi debatida com a Secretaria da Saúde (Sesa). “Esse é um termômetro que demonstra uma baixa adesão à quarentena. Ainda temos muita gente circulando, indo para outras cidades e interagindo com pessoas que estão fora do seu círculo residencial. Quando estão no transporte coletivo, a maioria das pessoas respeita os protocolos sanitários. Mas ao chegarem em seu destino, em algum momento, elas relaxam os cuidados, tiram a máscara para conversar, descuidam do distanciamento, etc. Então essa medida tem o objetivo de conter esse deslocamento para reduzir a interação”, pontuou Fábio Damasceno.

Apoio aos Serviços de Saúde

Uma parte da frota do Sistema Transcol será disponibilizada para dar apoio aos serviços de saúde para o transporte exclusivo de profissionais. As Secretarias da Saúde (Sesa) e de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) estão montando a logística para garantir que os serviços não sejam prejudicados pela suspensão temporária do transporte coletivo.
 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip