A Secretaria Municipal de Saúde de Águia Branca recebeu nesta quinta-feira (14/12) um aparelho de mamografia digital.
O equipamento foi instalado na Unidadde de Saúde São José e já está à disposição da população.
Em suas redes sociais o prefeito Jailson Quiuqui (Cidadania) com o secretário Didi Quiuqui apresentaram o mamógrafo, enfatizando a importância e os benefícios que o mesmo trará para as aguiabranquenses que não mais precisarão se desclocar para outras cidades para realizarem os exames de mamografia.![]()
Aparelho já está em funcionamento
MAMOGRAFIA
A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual.
O exame de diagnóstico por imagem avalia o tecido mamário. O método, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo quatro radiografias, sendo duas de cada mama.
Outros exames de imagem complementares como ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem ser necessários e também auxiliam no diagnóstico.
Caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama ou alguma alteração em exames de imagem prévios o procedimento poderá ser solicitada mais precocemente.
O diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença.![]()
Mamógrafo está instalado na Unidade de Saúde São José