Logo Regatieri Telecon
Logo Regatieri Telecon

Última Hora

Governo inicia pavimentação da estrada do parque de Goiapaba-açú, em Fundão

Governo inicia pavimentação da estrada do parque de Goiapaba-açú, em Fundão

. A instalação dos blocos intertravados de concreto também vai facilitar a mobilidade, com conforto e segurança, para turistas e visitantes da área de preservação ambiental de Goiapaba-açu

A estrada que dá acesso ao Parque Natural Municipal de Goiapaba-açu, em Fundão, começa a receber as máquinas e toda a estrutura para a pavimentação do trecho. Neste sábado (29), o governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou o início das obras de instalação de blocos intertravados na rodovia principal, que possui quase 6,5 quilômetros.

Além disso, outros dois ramais de acesso, que somam cerca de 3 quilômetros, terão revestimento primário com Revsol. Portanto, as obras ocorrerão em quase 10 quilômetros nessa região alta de Fundão. O investimento é de mais de R$ 15 milhões dentro do Programa Caminhos do Campo, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Essa região de Goiabapa-Açú é muito linda, convidativa e hoje fizemos uma caminhada ecológica maravilhosa. Essa ordem de serviço do Caminhos do Campo nessa região só reforça nosso compromisso em incentivar o turismo e melhorar a vida das pessoas que moram e convivem diariamente nessa estrada”, afirmou o governador Casagrande.

Com a nova obra, o Governo do Estado vai garantir melhores condições para os veículos trafegarem, o que facilita o escoamento da produção rural e o ir e vir das pessoas que residem próximas à área do parque. A instalação dos blocos intertravados de concreto também vai facilitar a mobilidade, com conforto e segurança, para turistas e visitantes da área de preservação ambiental de Goiapaba-açu.

“Mais uma vez, o Governo do Estado está presente nas comunidades do interior capixaba levando melhores condições à população. Com a pavimentação dessa rodovia, as comunidades do entorno terão uma melhor qualidade de vida, porque a estrada com os blocos instalados vai permitir ao agricultor o comércio da sua produção, aos alunos o transporte para a escola e, finalmente, aos moradores um melhor acesso a serviços públicos”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Área de proteção ambiental

Criada pelo Decreto nº 3.796-N, em 1994, a Área de Proteção Ambiental (APA) Goiapaba-açú está localizada entre a região montanhosa e a baixada litorânea. A população é predominantemente rural, sendo a cafeicultura a principal atividade agrícola na região. A APA abrange o Parque Natural Municipal de Goiapaba-açú, que possui trilhas e mirante.

Há registro de 133 espécies de aves, sendo duas ameaçadas de extinção (Campephilus robustus e Procnias nudicollis). O potencial de conectividade dos fragmentos florestais em seu entorno – como a Reserva Biológica Augusto Ruschi, a Estação Biológica de Santa Lúcia e o Parque Natural Municipal de São Lourenço – torna a área relevante para a formação do Corredor Ecológico Centro-Norte Serrano.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

contato@noticiarioweb.com.br

Redes Sociais
Águia Branca Vip