A Secretaria de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo, divulgou os resultados da pesquisa de identificação do perfil do turista e excursionista entre os participantes da corrida 10 Milhas Garoto 2025. O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de setembro, durante as entregas dos kits dos corredores e ouviu 400 pessoas.
Os dados revelam que, em sua maioria, os visitantes do evento eram turistas de outros estados brasileiros, representando 80,2% do total. Os estados com maior representatividade são Rio de Janeiro (31,3%), Minas Gerais (28,5%) e São Paulo (9,2%).
Para o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, o evento é positivo para o Espírito Santo e a pesquisa realizada pelo Observatório é importante para o planejamento de ações no setor do turismo. “Ao mensurarmos o perfil do público que nos visita, podemos pensar em ações futuras de como atrair novos turistas com mais eventos esportivos, culturais e musicais. Além disso, nos ajuda a avaliar quais dos nossos serviços precisam ser intensificados”, afirmou.
Os corredores de outros municípios do Espírito Santo representam 19,8% do total de visitantes, com representantes de 25 municípios. Pela metodologia adotada para essa pesquisa, não foram considerados como visitantes os residentes em Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica.
Foram registrados turistas vindos de todas as regiões do país. Representando a região Sul, responderam a pesquisa visitantes do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul; da região Centro-Oeste, os entrevistados vinham de Goiás e do Distrito Federal; do Nordeste, corredores da Bahia, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará foram entrevistados; a região Norte do país foi representada por turistas do Amapá, Amazonas e Pará.
Perfil dos Turistas e Excursionistas
As mulheres representam a maioria dos visitantes do evento, com 56,5%. A faixa etária predominante entre os turistas e excursionistas é de 31 a 40 anos, representando 32,5% do total. Em relação à escolaridade, 49,2% dos visitantes tem ensino superior completo. Quanto à renda familiar, 35,3% dos entrevistados declararam ganhos entre 2 a 5 salários-mínimos. Em relação ao estado civil, a maioria era de casados (57,5%).
Motivos da viagem
Quando perguntados se vieram ao destino Vila Velha exclusivamente para a corrida “10 Milhas Garoto”, 90,5% dos turistas e excursionistas afirmaram que sim. Para os que não estavam no destino exclusivamente para participar do evento, a maior parte afirmou que estava no destino a lazer/passeio (42,1%).
Entre os entrevistados, 36,3% declararam que o hábito de participar de provas de corrida de rua foi o motivo principal para participar das “10 Milhas Garoto”. Para 58,3% esta foi a primeira vez que participaram da corrida. Do total, 28,2% dos turistas e excursionistas visitaram Vila Velha pela primeira vez.
Entre os pontos turísticos mais visitados, os entrevistados destacaram a Chocolates Garoto, o Convento da Penha e as praias da região.
Informações da Viagem
A pesquisa apontou que 33,3% dos visitantes viajaram com amigos; 28,2% com familiares; 23,5% em casal; e 15% estavam sozinhos na viagem.
No que se refere à hospedagem, 47,9% ficaram em pousadas e hotéis; 28,5% dos turistas optaram por alugar casas e apartamentos; e 18,9% dormiram casas de parentes ou amigos.
Para os visitantes de fora do Espírito Santo, 36,4% vieram de avião; 27,4% usaram automóvel próprio; e 20,6% vieram de ônibus de linha. Já para os visitantes de outros municípios capixabas, o meio de transporte mais usado para chegar ao destino Vila Velha foi o automóvel próprio, com 86,1%.
O tempo médio de permanência no destino foi de 3,9 dias. E o gasto médio diário do visitante do evento foi de R$ 316,96.
Avaliação do evento
A pesquisa completa do Perfil do Turista nas “10 Milhas Garoto” 2025 está disponível na íntegra no link: https://observatoriodoturismo.es.gov.br/eventos-2025